Após as eleições de 2022, o prefeito David Almeida se intitulou o “Rei do Jogo” em alusão à sua percepção de ter apoiado candidatos que foram eleitos
Após as eleições de 2022, o prefeito David Almeida se intitulou o “Rei do Jogo” em alusão à sua percepção de ter apoiado candidatos que foram eleitos, especificamente o governador Wilson Lima e o senador Omar Aziz.
No entanto, alguns meses depois, tudo indica que o rei está vivendo o ocaso e, a cada dia que passa, perde espaço e aliados, fruto exclusivo de sua arrogância e prepotência que compõem um verdadeiro “complexo de Deus”.
David não contava com a astúcia política de Wilson Lima. O governador começou a chamar para si a responsabilidade de ser o maior líder político do estado do Amazonas sem levar em consideração a influência do prefeito, que na realidade se mostra incapaz de reagir com equilíbrio às críticas à sua, até então, pífia gestão. São quase três anos de muita propaganda, pinturas de praças e calçadas, mas nenhuma obra relevante na cidade de Manaus.
Há outros elementos indicativos de que o “Rei do Jogo” está em xeque. Ele começou 2023 perdendo a presidência da Câmara de forma humilhante, foi ao governo federal em março em busca de R$ 200 milhões e retornou com míseros R$ 979 mil para ações emergenciais e, para completar, assistiu sentado ao governador Wilson Lima assumir o controle do PP no Amazonas. O partido, até então, estava sob o comando de seu aliado e vice-prefeito Marcos Rotta.
E ainda falando de partido, o Avante de David Almeida tem representatividade nacional incipiente, é um nanico com gotas de Fundo Partidário e tempo de TV minguado. Logo, não consegue dar suporte à sua reeleição. As opções de David sem o PP, portanto, começaram a afunilar. Não será surpresa uma filiação ou aliança com partidos de esquerda. Lula para David já é um grande estadista.
Existe um ditado popular que diz o seguinte: “a soberba precede a queda”. Parece que David está colhendo o que plantou. Ele, que humilhou Wilson Lima durante a campanha de 2022 dizendo que “pegou” o governador quando ninguém o queria, que se colocava como o maior responsável pela sua reeleição, fato que nunca foi bem digerido pelo núcleo duro do governo, está recebendo o merecido troco.
Nos bastidores, comenta-se que até Tadeu de Souza, seu histórico aliado, tem se queixado da forma com que o prefeito continua o tratando. Será que a ficha ainda não caiu que Tadeu hoje é vice-governador e não mais seu subordinado? David continua querendo dar ordens e isso o tem desagradado profundamente. Ressalte-se apenas que Tadeu será o próximo governador do Amazonas e a sua candidatura à reeleição é totalmente possível. Não há nenhum impedimento para Tadeu tentar um voo solo depois que sentar na cadeira e sentir o doce gosto do poder.
Com a saída do PP do domínio de David, restaram como partidos com representatividade nacional o Republicanos de Silas Câmara; o PL de Alfredo, Alberto Neto e Menezes; o PSDB de Plínio, federado com o Cidadania de Amom Mandel; o PSD de Omar Aziz; e o PDT, que hoje está com Carol Braz.
Desta forma, por motivos óbvios, o “rei” está emparedado. Nenhuma dessas siglas quer manter, a princípio, relação com o David Almeida porque têm interesses conflitantes e serão prováveis adversários em 2024.
Tudo indica que o “Rei do Jogo” está encurralado e o xeque-mate será em 2024.
Que phase!
COMMENTS