HomePolíticaTecnologia

🔶 Ilumina+ Amazonas chega a Envira e moderniza sistema de iluminação pública do município

Até o final do ano, serão mais de 1,5 mil pontos com lâmpadas de LED, mais econômicas e ecologicamente corretas. O Governo do Estado iniciou, nest

🔶Wilson Lima garante apoio às famílias afetadas pela estiagem no Amazonas
🔶PL de Débora Menezes suspende vacina obrigatória da Covid em crianças
🔶PF combate esquema de desvios de recursos públicos e fraude à licitação no Amazonas

Até o final do ano, serão mais de 1,5 mil pontos com lâmpadas de LED, mais econômicas e ecologicamente corretas.

O Governo do Estado iniciou, nesta semana, os trabalhos de modernização da iluminação pública no município de Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus). No local, o Programa Ilumina+ Amazonas está implantando 1.596 pontos de iluminação em LED, substituindo as lâmpadas a vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são tradicionalmente utilizadas. O LED gera uma economia de até 60% no custo de energia, reduz a emissão de gás carbônico na atmosfera, permite maior luminosidade nas vias púbicas, proporcionando mais qualidade de vida e segurança à população.

Foto: Avanço

O Ilumina+ Amazonas é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O programa encerra o ano de 2023 com 33 municípios e 43 comunidades rurais e indígenas beneficiadas. Já foram implantados 59.082 pontos de iluminação, que somados aos que estão sendo instalados em Envira, chegarão a 60.678.

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, estima que os trabalhos em Envira devam encerrar até 30 de dezembro. “Antes da virada do ano, o município já vai estar 100% iluminado com LED, trazendo mais segurança para aqueles que querem praticar uma atividade física, passear ou trabalhar no período noturno e, também, para o comércio, que pode ficar funcionando até mais tarde. Com isso, contribui para movimentar a economia e a geração de renda na cidade”, observa Marcellus Campêlo.

Fotos: Avanço

O Prefeito de Envira, Ruan Mattos, ressaltou o empenho do Governo do Amazonas em levar iluminação moderna e de qualidade para o município. “Quero agradecer ao governador Wilson Lima e ao secretário Marcellus Campêlo e equipe, e destacar a importância desse projeto para a nossa cidade. O Governo do Amazonas, com o apoio da representação do município em Manaus, realizou uma força-tarefa e uma ousada logística para o material poder chegar até Envira, tornando possível iniciar os serviços ainda no exercício de 2023”, frisou.

Estamos com o foco no fato.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0