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馃敹China constr贸i rodovia e porto no Peru para trazer Rota da Seda at茅 a Amaz么nia

馃敹China constr贸i rodovia e porto no Peru para trazer Rota da Seda at茅 a Amaz么nia

A Amaz么nia vai passar nos pr贸ximos quatro anos por uma revolu莽茫o log铆stica que afetar谩 toda a economia dos Estados da regi茫o, come莽ando pela inaugura

馃敹China constr贸i rodovia e porto no Peru para trazer Rota da Seda at茅 a Amaz么nia
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A Amaz么nia vai passar nos pr贸ximos quatro anos por uma revolu莽茫o log铆stica que afetar谩 toda a economia dos Estados da regi茫o, come莽ando pela inaugura莽茫o, em dezembro deste ano, do porto de Chancay, no litoral do Pac铆fico do Peru.

O porto de Chancay faz parte de um conjunto de investimentos do Governo Chin锚s, batizado de 鈥淩ota da Seda鈥, e reduzir谩 de 46 dias para 10 o tempo de transporte e cargas entre a China e a Am茅rica do Sul. Somente em Chancay, a China investiu US$ 3,5 bilh玫es, desde 2011.

A China 茅 o principal parceiro comercial do Brasil e o principal fornecedor de insumos para as industrias da Zona Franca de Manaus, que ser茫o beneficiadas por uma redu莽茫o no custo log铆stico de transporte dos produtos e assim poder茫o repass谩-los ao consumidor brasileiro, incentivando tamb茅m o aumento na produ莽茫o.

A cidade de Chancay fica pr贸xima da capital peruana, Lima, que ser谩 rota de passagem das cargas que chegar茫o por rodovia at茅 Iquitos, no Peru, fronteira com o Brasil, no Estado do Amazonas. De l谩, o caminho ser谩 entrar em territ贸rio brasileiro pela rodovia Transoce芒nica, um projeto de investimento chin锚s que vai conectar os dois litorais da Am茅rica do Sul.

Atualmente, a parte brasileira da Transoce芒nica 茅 chamada de rodovia do Pac铆fico e envolve as BR 364 (Limeira-SP 鈥 Rio Branco-AC) e a BR- 317, que liga a capital acriana a Cobija, na fronteira do Peru. E da conflu锚ncia dessas vias que surge a possibilidade das cargas alcan莽arem Porto Velho e depois Manaus.

Hoje, uma carga que vem da China para Manaus atravessa o oceano Pac铆fico, cruza o canal do Panam谩 e, depois de navegar pelo Oceano Atl芒ntico, entra no Brasil pela hidrovia do rio Amazonas, chegando na capital amazonense em at茅 46 dias.

As exporta莽玫es de produtos do agroneg贸cio brasileiro tamb茅m ser茫o beneficiadas por essa nova via log铆stica, principalmente produtores de gr茫os do Centro-Oeste e at茅 mesmo de Roraima, que transportariam suas produ莽玫es por Manaus.

Para especialistas em log铆stica ouvidos pelo site RealTime1, com Chancay e a Transoce芒nica prontos, o Governo Brasileiro ter谩 de, finalmente, encarar o desafio de melhorar a log铆stica na Amaz么nia, seja por meio da reconstru莽茫o do rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho) seja pelo balizamento e dragagem do rio Madeira, ou ambos.

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