HomeEducação

🔶MEC divulgou lista errada de aprovados do Sisu antes da análise de cotas

🔶MEC divulgou lista errada de aprovados do Sisu antes da análise de cotas

A falha nos aprovados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, ao longo da semana, teve origem na divulgação antecipada dos resultados antes da a

🔶Juíza suspende bônus da Ufam para estudantes do Amazonas no Sisu
🔶Aprovados no Sisu para UFAM relatam prejuízos com suspensão de matrículas
🔶Mais de 2 mil aprovados no Sisu para UFAM têm matrículas anuladas após decisão judicial

A falha nos aprovados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, ao longo da semana, teve origem na divulgação antecipada dos resultados antes da aplicação das novas regras de cotas nas listas finais.

Este ano, houve uma mudança na forma como o sistema avalia os candidatos. Primeiramente, todos os alunos são considerados para as vagas em uma universidade, independentemente se estão inscritos em cotas ou não.

No caso dos cotistas, se a nota é insuficiente para a ampla concorrência, eles são remanejados para uma avaliação dentro da política afirmativa. Mas esse não é um processo simples, já que um estudante pode passar por até oito análises dentro das cotas e ser considerado por renda, raça ou estudo em escola pública.

Dessa forma, o problema na divulgação do Sisu se deu por uma antecipação do processo. Ou seja, o sistema começou a anunciar a ordem dos candidatos supostamente aprovados antes do fim de todas as avaliações possíveis dentro das cotas.

Isso gerou frustração. Candidatos chegaram a ser aprovados e, depois, “perderam” a vaga, pois não estavam mais dentro da lista para ingressar na universidade pelo Sisu.

Na sexta-feira (2), o Ministério da Educação (MEC) confirmou a “divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos”, um dia antes da data de anúncio das aprovações pelo sistema. A pasta se comprometeu a investigar o vazamento de dados.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0