HomeCultura

🔶Garantido e Caprichoso se unem por Isabelle e Parintins

Parintins, uma pequena cidade localizada no coração da Amazônia, é palco de um dos festivais mais vibrantes e emocionantes do mundo: o Festival de Pa

? FINAL FELIZ | Esquilo da ‘Era do gelo’ consegue finalmente pegar a noz em vídeo de despedida; entenda e veja o vídeo
EMPREENDEDORISMO: Refugiados e migrantes que vivem em Manaus realizam a Feira Internacional de Empreendedores para apresentar gastronomia e cultura de países como Colômbia, Venezuela, Haiti e Brasil.
🔶 Assinatura da Netflix com propaganda custará R$ 18,90 ao mês no Brasil. Plataforma lançará plano mais barato em novembro.

Parintins, uma pequena cidade localizada no coração da Amazônia, é palco de um dos festivais mais vibrantes e emocionantes do mundo: o Festival de Parintins. O evento, um dos marcos regionais, tornou-se um verdadeiro fenômeno nacional nos últimos dias após Isabelle Nogueira, uma das representantes da celebração nortista, entrar no BBB 24 e mostrar mais da tradição para os brothers da casa e, consequentemente, para o país. Além disso, a manauara conseguiu um feito nunca visto antes: a união entre os bois.

O festival é marcado pela disputa entre dois grupos folclóricos rivais, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul, e acontece anualmente, no último fim de semana de junho, atraindo milhares de pessoas para ilha que fica a 369 km de Manaus. É uma rivalidade que deixa as conhecidas “rixas” futebolísticas no chinelo, porém, pela primeira vez na história, as agremiações se uniram a fim de garantir a permanência da manauara na casa mais vigiada do Brasil.

“Trégua”, é assim que Rossy Amoedo, presidente da agremiação do Caprichoso, define ao Metrópoles a união entre os dois bois para torcer para Isabelle no BBB 24.

“É o momento de quebra de uma tradição mais que centenária em prol a um bem maior, que é o Festival Folclórico de Parintins. Nós sabemos que esse duelo amazônico, esse duelo da cultura popular, é alimentado pela rivalidade, mas também sabemos que, de alguma maneira, quando se tem a cunhã-poranga do Boi Garantido, as pessoas também tomam conhecimento da existência de outro bumbá, com outra cunhã-poranga, com tudo aquilo que compõe os bumbás. Então é muito importante que ambas as torcidas estejam em prol desse movimento”, explica Rossy.

Apesar da torcida declarada, o presidente do Caprichoso deixou claro que o incentivo é para que Isabelle seja campeã apenas no reality da Globo.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0