O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai aumentar a doação de recursos públicos do Brasil à agência das Nações Unidas destinada a ações humanitária
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai aumentar a doação de recursos públicos do Brasil à agência das Nações Unidas destinada a ações humanitárias de suporte aos refugiados palestinos. O principal órgão da ONU na Faixa de Gaza está no centro de uma crise relacionada à guerra entre Israel e os terroristas do Hamas.
Doze funcionários da agência foram acusados pela inteligência de Israel de participarem dos ataques promovidos pelo Hamas em 7 de outubro, o que levou a um bloqueio no financiamento internacional do órgão, demissões e à abertura de uma investigação interna.
Em reação ao que o governo brasileiro entende ser uma ameaça à continuidade do trabalho em Gaza, o presidente Lula prometeu ampliar os repasses à agência. O anúncio foi feito durante visita à Embaixada da Palestina em Brasília, na noite desta quinta-feira, dia 8. Lula e o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, em gesto de apoio político, plantaram uma muda de oliveira no jardim da embaixada.
O valor adicional a ser transferido pelo Brasil não foi divulgado. Consultados pelo Estadão, integrantes das equipes do Palácio do Planalto, do Ministério da Fazenda e do Ministério das Relações Exteriores disseram que ainda não há uma cifra definida.
COMMENTS