HomePolítica

🔶Wilson diz que apoio de países ricos é importante para preservar Amazônia

🔶Wilson diz que apoio de países ricos é importante para preservar Amazônia

Em reunião realizada na última terça-feira (27), o governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu a Comissão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento

🔶Curtidas nas redes sociais expõem racha entre Wilson e David, ressalta Botelho
🔶Wilson e Roberto Cidade começam o Asfalta Amazonas em ritmo de campanha
🔶Wilson visita empresas chinesas que operam no PIM e destaca credibilidade do AM para atrair novos investimentos

Em reunião realizada na última terça-feira (27), o governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu a Comissão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento do Parlamento da República Federal da Alemanha. Durante o encontro, o governador falou sobre a importância do apoio financeiro estrangeiro para a preservação da floresta amazônica e a geração de renda para a população local.

Wilson Lima ressaltou a Alemanha como principal parceiro do estado em questões ambientais e de sustentabilidade, destacando iniciativas e estruturas construídas com financiamento alemão. Ele enfatizou a necessidade de os recursos financeiros destinados à região serem aplicados de forma estratégica, com foco no desenvolvimento sustentável e no bem-estar da população.

Durante a reunião, Wilson apresentou o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que tem sido fundamental no combate ao desmatamento e às queimadas. Ele também mencionou o compromisso do estado com o desmatamento líquido zero até 2030 e a importância da liberação de recursos do Fundo Floresta para financiar projetos sustentáveis.

Recentemente, o Amazonas conquistou a aprovação do KfW Bankengruppe (banco alemão) para captar 13 milhões de euros por meio do Fundo Floresta para executar o projeto “Floresta em Pé: Governança Ambiental e Bioeconomia Sustentável no Amazonas”, que visa investir em ações estratégicas nos eixos de redução do desmatamento e fomento à bioeconomia.

Além disso, Wilson destacou programas de desenvolvimento sustentável realizados pelo Governo do Amazonas, como o Guardiões da Floresta e o Escola da Floresta, que têm beneficiado milhares de famílias e promovido a integração entre educação, sustentabilidade e tecnologia.

Os investimentos do Governo da Alemanha no Amazonas têm gerado resultados significativos, como a redução em 65% dos alertas de desmatamento e em quase 8% dos focos de incêndio. Por meio de contratos firmados com a Sema, a gestão executou projetos como o Profloram 1 e 2, que contribuíram para a construção de sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e centros multifuncionais, além do apoio à gestão ambiental com recursos para remuneração de brigadistas e aquisição de equipamentos para monitoramento aéreo ambiental.

O governador ressaltou a importância da rápida liberação de recursos para a implementação das ações previstas pela gestão estadual e agradeceu o apoio da Alemanha na preservação da Amazônia. A visita da comitiva alemã faz parte do acompanhamento das agendas de financiamento do governo alemão nos estados e países parceiros.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0