???? Governador Wilson Lima diz que vai manter escolas cívico-militares no Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), disse em suas redes sociais que irá manter as escolas cívico-militares no estado, apesar de o governo federal ter encerrado o programa a nível nacional. “Quero tranquilizar pais, alunos e professores que fazem parte das escolas cívico-militares. Independente da decisão do governo federal, no Amazonas, esse modelo exitoso …

Compartilhar em:

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), disse em suas redes sociais que irá manter as escolas cívico-militares no estado, apesar de o governo federal ter encerrado o programa a nível nacional. “Quero tranquilizar pais, alunos e professores que fazem parte das escolas cívico-militares. Independente da decisão do governo federal, no Amazonas, esse modelo exitoso via continuar”, diz a publicação.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que vai encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), uma das prioridades da pasta na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão, tomada em conjunto pelos ministérios da Educação (MEC) e da Defesa, deve ser implementada até o fim do ano letivo, segundo documento enviado aos secretários e obtido pelo Estadão na quarta-feira (12).

As escolas cívico-militares têm a administração compartilhada entre militares e civis. São diferentes dos colégios militares, mantidos com verbas do Ministério da Defesa ou da Polícia Militar local e com autonomia para montar o currículo e a estrutura pedagógica.

No Amazonas, são listadas:
Escola Estadual Professor Nelson Alves Ferreira, em Manaus;


Escola Estadual Professora Tereza Siqueira Tupinambá, em Manaus;


Escola Estadual Professor Reinaldo Thompson Rua Marquesa de Santos, em Manaus;


Escola Estadual Fueth Paulo Mourão, em Manaus;


Escola Estadual Homero de Miranda Leão, em Manaus;

Escola Municipal Gilberto Rodrigues dos Santos, em Manaus;


Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar, em Tabatinga;


Escola Municipal (nome não consta na lista do site do Pecim), em São Gabriel da Cachoeira.

Criado em 2019, o programa federal tem 202 escolas, com aproximadamente 120 mil alunos. Segundo informações do ministério de dezembro, 1,5 mil militares atuavam no projeto. As unidades do programa não serão fechadas, mas reintegradas à rede regular de ensino.

Com informações de 18 horas

Compartilhar em: