???? Voo 370: sequestro ou acidente? O mistério do avião que desapareceu com 239 pessoas a bordo

Compartilhar em:

O desaparecimento do voo MH370, da companhia aérea Malaysia Airlines, completa 10 anos em 8 de março e o mistério acerca do sumiço da aeronave ainda gera uma onda de teorias nas redes sociais. Sequestro? Acidente? Abdução? Não há evidências de nada disso.

Com 239 pessoas a bordo, o voo deixou Kuala Lumpur, na Malásia, em direção a Pequim, na China. Após 40 minutos de decolagem, o Boeing 777 perdeu o contato com a torre de controle, acendendo um alerta.

Um radar militar registrou sinais do voo, que saiu de sua rota original e fez uma curva para o sul, no Oceano Indico. Os dados indicam que o MH370 ficou mais sete horas no ar.

A perda de sinal despertou as autoridades e o caso começou a ser repercutido na mídia. A princípio, acreditava-se que tanto o piloto como os passageiros tivessem perdido a consciência em um evento de hipóxia – quando o oxigênio não chega de forma suficiente às células e tecidos do corpo.

No entanto, como houve uma mudança na rota, ficou constatado em 2018, após a divulgação de um relatório sobre o desaparecimento do voo, que a alteração de caminho só poderia ser feita manualmente. No documento ainda foi exibido que a saúde mental do piloto e do primeiro oficial estava em ordem, o que não indicava que eles tivessem causado um incidente de forma proposital.

Um ano após o sumiço do MH370, destroços do Boeing foram achados nas Ilhas Reunião, na França, mas a análise dos especialistas não soube identificar se o avião teria se partido no ar ou no oceano. 16 meses depois, um fragmento de asa da aeronave foi achado na costa africana

Supostas outras partes do avião estariam espalhadas por lugares como Moçambique, Tanzânia e Africa do Sul. Familiares das vítimas do MH370 deram início a uma onda de protestos na época do desaparecimento, e muitos acusavam o governo chinês de mentir sobre o paradeiro da aeronave.

A história do avião da Malaysia Airlines gerou uma onda de teorias da conspiração nas redes sociais. Em março do ano passado, o caso ganhou uma série documental na Netflix na qual todas as suposições são retratadas. Até hoje, nenhum corpo nem qualquer outro sinal da aeronave foi encontrado.

Compartilhar em: