O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou 102 cidades brasileiras desde as convenções partidárias até o 2º turno das eleições municipais, realizado no último domingo (27).
Declarou apoio a candidatos em 96 municípios onde esteve, dos quais 60 foram derrotados. Já 36 assumirão ou serão reconduzidos ao cargo a partir de janeiro de 2025. No 1º turno, 44 candidatos apoiados pelo antigo chefe do Executivo não ganharam e 18 avançaram para o 2º turno. Desses, 12 perderam no domingo.
Apadrinhados pelo ex-presidente perderam em cidades como Goiânia, Fortaleza, Manaus, Vitória e Porto Velho, mas venceram em Cuiabá, São Paulo e Porto Alegre. A maioria dos apoiados era do PL.
Depois do 1º turno das eleições, em 6 de outubro, o ex presidente visitou 7 capitais: São Paulo, Manaus, Belo Horizonte, Palmas, Cuiabá, João Pessoa e Goiânia. Perdeu em 5 delas. Venceu em São Paulo e Cuiabá, com Ricardo Nunes (MDB) e Abílio Brunini (PL). São Paulo viu uma participação tímida e considerada tardia aparição de Bolsonaro. Ele foi à cidade duas vezes na campanha do 2º turno. Em seu discurso de vitória, Nunes atribuiu o resultado sobretudo ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem chamou de líder maior.
O PL disputou 9 capitais neste domingo e venceu em duas: Aracaju e Cuiabá.
No 1º turno, conquistou Maceió (AL) e Rio Branco (AC). O partido do ex-presidente teve o melhor resultado nas grandes cidades (aquelas com mais de 200 mil habitantes) desde 2000, com nomes 16 eleitos.
Com informações do site O Poder