????Jobi: bar que mais vende chope por metro quadrado no Rio de Janeiro

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O que seria do Jobi tem um chopp Brahma?, indaga a advogada Eliana Rocha, de 45 anos. Ela pertence a terceira geração da família que administra o negócio no Leblon no Rio de Janeiro desde os anos 1960. Negócio que volta e meia é premiado como o melhor chope da cidade.

Estamos falando, registre-se, do bar que mais vende chope Brahma por metro quadrado no Rio de Janeiro. Diariamente, de cinco a oito barris são comercializados no estabelecimento, um dos maiores ícones da boemia carioca. Manoel Rocha, pai de Eliana, diz que no diminuto salão — de 40 metros quadrados — sempre cabe mais um. “ É como ‘coração de mãe’, brinca ele, que está com 73 anos.

O Jobi está em funcionamento desde 1956. Em 1960, ele foi adquirido pelo pai de Manuel, o português Adelino Rocha, já falecido. O bar tem o mesmo nome do predinho do qual faz parte. O construtor da edificação foi um certo João Bittencourt — possível origem da denominação que intriga clientes há gerações. “ Nunca conseguimos confirmar essa história”, diz Eliana Rocha. “ Preferimos acreditar na versão de que ‘Jobi’ significa ‘precioso’ em tupi-guarani conforme já nos disseram”.

Eliana largou a advocacia para se dedicar integralmente ao negócio familiar. Duas primas compartilham a administração — a dentista Elina Rocha de 48 anos e a E a médica Carla Rocha de 51 anos, filhas do falecido Narciso Rocha, irmão de Manuel. “ A clientela do Jobi sempre se renova”, diz Eliana.

“De madrugada, o bar é tido como um dos mais badalados da cidade, a ponto de volta e meia, receber pessoas que acabaram de se casar, ainda com os trajes da festa”. Já os habitués de longa data costumam chegar a partir das 23 horas, quando as portas são abertas. Diariamente, o Jobi atende de 200 a 400 pessoas.

Até os anos de 1980, o bar não passava de um “pé-sujo” (boteco simples e popular) que servia pratos-feitos aos trabalhadores da região. Isso porque não havia vida noturna no Leblon naquela época. O panorama começou a mudar quando o cantor Cazuza e sua turma adotaram o Jobi e outros empreendimentos vizinhos.

Daí para o bar da família Rocha se converter em sinônimo de chope Brahma bem tirado, um dos maiores diferenciais do negócio, levou pouco tempo. “Corres- ponde a 70% das nossas vendas”, resume Eliana. Dado o sucesso do Jobi, ele ganhou uma filial em 2023. É o Jobá, aberto a poucos metros do primeiro bar. “Viramos nossos próprios concorrentes”, brinca a advogada.

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