Coluna 03 de @coronelmenezes

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Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

TEMA: BR-319 A LIGAÇÃO DO AMAZONAS COM O BRASIL NO SÉCULO 21

A Amazônia sempre um foi grande desafio para o Brasil. Já nos séculos XVI/XVII, despertava a cobiça das potências europeias que buscavam dominá-la ocupando a sua foz de seu principal rio. Posteriormente, nos séculos seguintes o movimento de ENTRADAS e BANDEIRAS desbravava o centro-oeste do país com os nossos Bandeirantes saindo de São Paulo em direção ao Rio Amazonas, buscando conhecer, explorar e ocupar os fortes instalados pelos portugueses na região. Passados praticamente 300 anos, a Amazônia continua muito distante do poder central, sendo lembrada no fim do século XIX com o surgimento da borracha, que possibilitou a construção da famosa ferrovia MADEIRA-MAMORÉ. Até que em meados do século XX, já com a capital do pais no planalto central, em Brasília, pós-1960, nossa região começou a ser ligada ao governo central do país.Após a instalação de Brasília, acelerou o movimento conhecido como MARCHA PARA O OESTE, atraindo brasileiros de outras regiões para a Amazônia em busca do sonho de ter um pedaço de terra e riquezas, como borracha, madeira e minérios. Tudo isso dentro de um slogan criado pelos militares, sempre muito preocupados com o futuro da nossa região, conhecido como INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR.Neste contexto, buscando integrar a região ao restante do país, foi criado no governo militar em 1967 a ZONA FRANCA DE MANAUS com o objetivo de alavancar o desenvolvimento regional com incentivos fiscais e extrafiscais, promovendo a ocupação, segurança, integridade e soberania nacional.Era evidente que todo esse movimento de ocupação necessitava de ESTRADAS e FERROVIAS. Dessa forma, em 1972, é inaugurada a TRANSAMAZONICA, posteriormente a BELÉM-BRASÍLIA; e em 1976, a BR-319 ligando por via terrestre Manaus a Porto Velho, porém foi abandonada em 1988.Em 2018, praticamente 30 anos após o abandono da principal via de ligação terrestre dos estados do Amazonas e Roraima ao restante do país, seguido de promessas e desafios na área ambiental, o então candidato a Presidência Jair Bolsonaro se comprometeu a asfaltar novamente a BR-319 e restabelecer essa ligação de extrema importância para o futuro do nosso estado.Cabe destacar nesse aspecto, antes de prosseguir sobre a BR-319, o papel estratégico e visionário dos militares do exército, especialmente os ENGENHEIROS quando decidiram pela instalação do 2o. Grupamento de Engenharia de Construção (2o. GEC) em Manaus, o qual atualmente coordena os trabalhos de construção de estradas em toda Amazônia com os seus Batalhões de Engenharia (BEC) sob o pioneirismo do 5o. BEC localizado em Porto Velho.Neste ano, a pavimentação da BR-319 sairá do papel com a pavimentação dos primeiros 52 quilômetros, que iniciarão no verão. Enquanto isso estiver ocorrendo, o processo licitatório dos 400 quilômetros do trecho do meio estará em vias de conclusão, inclusive com as suas licenças ambientais. Assim sendo, temos a esperança que todo o processo relativo ao trecho do meio fique concluído ainda em 2021 para em seguida dar inicio as obras.Nos dias atuais, com o Brasil e o mundo vivendo os efeitos da COVID-19, fica límpido e transparente para todos nós Amazonenses e Amazonidas que a BR-319 representa além dos aspectos econômicos, políticos e de defesa, o HUMANITÁRIO! Salvar vidas é a MISSÃO PRINCIPAL! A perda de nossos irmãos, amigos e pessoas simples nos fez ver como é imperiosa a BR-319 para todos nós, ela concluída fará com que não nos esqueçamos desse período tão sombrio da nossa história. Que ela nos traga progresso e seja a grande ponte de desenvolvimento para o nosso futuro!Nossas futuras gerações serão eternamente gratas!Selva!

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