BOLSONARO X LULA: O Brasil caminha para ver uma luta entre o mocinho e o bandido como nos filmes do velho oeste.

Mais lidas
Julio Cesar
Redator e Designer do Foco no Fato. Profissional de Marketing formado pelo Uninorte-AM, Pós-Graduando em Comunicação Estratégica e Marketing Político pela UNAMA.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão em empate técnico na disputa ao Palácio do Planalto de 2022, com o petista numericamente à frente, segundo a nova rodada da pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira (5). 

Em pesquisa estimulada, Lula tem agora 29% das intenções de voto contra 28% de Bolsonaro – na sondagem anterior o petista tinha 25% e o presidente, 27%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que indica que as posições podem estar invertidas. 

Nas simulações de segundo turno, Lula também está numericamente à frente de Bolsonaro, com 42% a 38% – na pesquisa do início de março, Bolsonaro tinha 41% e Lula, 40%. Em outros cenários testados, conforme o instituto, o presidente Bolsonaro aparece empatado com Sergio Moro, ambos com 30%, e com Ciro Gomes, ambos com 38%. 

Lula foi beneficiado por recentes decisões do STF. Primeiro, a Corte anulou condenações em processos contra o petista que corriam na Justiça Federal de Curitiba, onde estava o principal braço da operação Lava Jato. Depois, por considerar Sergio Moro parcial, o tribunal anulou também todo o processo do tríplex do Guarujá, pelo qual o ex-presidente foi posteriormente preso. 

As decisões do STF permitiram que o petista volte a ter direitos políticos e concorrer a um terceiro mandato presidencial, se nada mudar, o país terá o confronto politico mais aguardado da sua história, uma disputa entre o bandido e o mocinho, semelhante aos duelos travados nos filmes do velho oeste. 

A pesquisa XP/Ipespe, de abrangência nacional, entrevistou 1.000 pessoas nos dias 29, 30 e 31 de março, número muito restrito para se avaliar com segurança as tendências para 2022, embora, ligue a luz amarela na direita, demonstre que alguns ajustes precisam ser realizados para que o Presidente Bolsonaro chegue com mais folga na disputa. Será um duelo como nos velhos tempos. 

Estamos com foco no fato.

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

Coluna 12 + 1 de @coronel.menezesTema: O voto impresso e auditável…….

O Brasil inteiro está acompanhando uma verdadeira cruzada presidencial na defesa do voto impresso e auditável, isso tem sido...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img