Coluna 01 de @eusouamom Tema: Cidade turva

Mais lidas
Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Em algum lugar do Amazonas, visitei uma ilha muito curiosa chamada Suanam. Era uma ilha muito diferente das outras e sua formação não era geológica, mas de calor.

Alguns juram de pés juntos que já viram e até moram nessa cidade, mas poucos de fato conseguiram confirmar com exatidão informações importantes como quem era o seu prefeito.

Não que o nome não fosse conhecido, longe disso, mas ninguém o conhecia por outros motivos. Ao contrário do esperado, por exemplo, ninguém sabia os seus ideais e o que era iniciativa do próprio e o que não era, uma vez que ele nunca se lembrava ou sabia de onde vinham as ordens.

O nome, salvo engano, era Odorico. Tanto faz, porque independente do nome, essa cidade e seu governo mitológico são referências quando se trata de comportamento social. Quer um exemplo? Todo comissionado de Odorico já nasce exonerado. Isso mesmo, basta vir ao Diário Oficial que os cidadãos providenciam a exoneração. Com motivo, claro, porque geralmente são pessoas pouco queridas que, por pura coincidência, acabam aparecendo nas listas de nomeados. Oh, Odorico.

Outra manifestação contrária nessa curiosa cidade diz respeito aos impostos. Suanam vivia um momento semelhante ao que Manaus enfrenta hoje. Uma pandemia. Diz-se que os especialistas fizeram um estudo e até regulamentaram um aumento na alíquota, mas quando perceberam que não seria possível num momento de crise, prontamente se esquivaram. Prontamente não, aliás, só depois da confusão armada.

Entre muitas outras distorções, a cidade era turva. O que era pra ser claro, era escuro – e vice versa. Tudo o que é opaco me faz mal; tudo o que é transparente me faz bem. Deus me livre viver numa cidade onde isso não pode ser verdade.

Fictícia ou não, Suanam é uma cidade de clima quente e lembra muito a nossa cidade, Manaus. Quero passar longe desse esquecimento todo que parece ser contagioso.

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

🔶 Saiba quem são os vencedores dos Prêmios Literários Cidade de Manaus

Com 876 inscritos, os Prêmios Literários Cidade de Manaus premiaram nove participantes. Entre eles, Ricardo Lima da Silva que...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img