Coluna 01 de @study.fraiji TEMA: Educação e Filosofia

Mais lidas
Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

“O mundo de Sofia” parece um título infantil e ouso dizer, clichê. Um livro de mais de 400 páginas que traz reflexões, aprendizados, mistérios e que apresenta o leitor a um novo mundo: o dos amigos da sabedoria, ou melhor, dos filósofos. Com essa obra, minha mente despertou-se de um estado de imutabilidade para um patamar mais elevado: foi quando descobri que, de fato, o que eu conhecia era muito pouco comparado ao que eu podia conhecer. 

“Não se ensina filosofia; ensina-se a filosofar.”, disse Kant, um dos filósofos mais influentes da Era Moderna. O estigma ao redor do ensino da filosofia está explícito nessa frase, pois o que muitos acreditam é que a filosofia é uma mera disciplina escolar, que nem sempre consta no vestibular e quando o faz, aparece em apenas uma ou duas questões; e por isso, é negligenciada pela maioria dos estudantes. Além disso, outro estereótipo que se deve quebrar é que os filósofos são apenas os homens que já morreram há muito tempo e que são abordados nas aulas. A realidade é que todos nós temos o potencial de nos tornarmos filósofos. 

E quem sabe, já não somos? Todos pensamos, certo? Se nossa mente não estiver alienada e alheia ao que acontece ao nosso redor, ao pensarmos e questionarmos o nosso mundo, somos filósofos. 

Exatamente nisto mora a importância da filosofia nas salas de aula: ensinar os jovens a pensar, para que no futuro, não nos tornemos massa de manobra e sejamos capazes de defender aquilo que acreditamos e ainda, estimulados a buscar a sabedoria ao invés de nos contentar com as informações que nos são dadas. A exemplo de Sócrates, que com a sua decisão de questionar tudo e todos e ir contra ao status quo da sociedade sofista que o circundava, devemos tomar nossa posição e defender os nossos interesses. 

Vou tomar a oportunidade que me foi dada para escrever nesta coluna para ser uma voz para todos os jovens estudantes e mostrar a vocês a nossa realidade e nossos pensamentos. 
Obrigada!
Gabriella Fraiji Melo
@study.fraiji

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

🔶 Saiba quem são os vencedores dos Prêmios Literários Cidade de Manaus

Com 876 inscritos, os Prêmios Literários Cidade de Manaus premiaram nove participantes. Entre eles, Ricardo Lima da Silva que...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img