Como todos do segmento comercial sabem, o estado se mantém da arrecadação de impostos que deve cair vertiginosamente a partir de março, por motivos óbvios, quem paga a conta e mantém a economia girando são os empresários através dos seus recolhimentos, além de gerar empregos e renda.
As empresas regulares e com mais de dois anos de existência pagam os seus impostos com 45 dias depois do fato gerador, ou seja, a partir do faturamento. Esse é o grosso da arrecadação estadual. Como dezembro foi um mês de elevada movimentação financeira até o Natal, isso significa que o estado ainda tem uma margem de recursos para receber em fevereiro, o quadro começa a mudar a partir de março, quando entrará a arrecadação referente a janeiro, período em que as atividades econômicas foram drasticamente interrompidas em sua quase totalidade, o Amazonas poderá ficar a míngua.
Manaus e todos os 61 municípios do interior sobrevivem dos repasses do governo do estado, esses estão seriamente ameaçados porque o próprio governo proibiu o povo de trabalhar e, sem venda, não há renda, é uma equação simples.
O derretimento da atividade comercial neste ritmo será devastador, este oxigênio “econômico” nem o Ministério da Saúde e a White Martins terão condições de fornecer, o comércio morrerá por asfixia.
Já passou da hora de se tratar a saúde pública como uma questão coletiva de estado, mas, a vaidade, a falta de humildade e o descaso coma aplicação dos recursos públicos contribuíram decisivamente para este caos.
A atividade comercial atingida em seu coração pelo LOCKDOWN, preve tempos sombrios em todas as suas tratativas, não consegue visualizar uma luz no fim do túnel.
Queria entender duas coisas: Onde foram parar as doações vindas de todos os cantos do país, tem algum balanço sobre isso?
Qual a contrapartida que o estado deu as empresas que estão com as suas atividades paralisadas durante todo esse período?
E por falar em pagar conta, gostaria de ter outra informação: Qual o valor estimado recebido das doações realizadas ao estado e como isso foi distribuído?
Que phase!