Coluna 05 de @study.fraiji Tema: O que é do Indivíduo sem a Sociedade

Mais lidas
Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Você já parou para pensar como você seria se tivesse nascido em uma família, em uma comunidade ou até em um país diferente do seu. Quanto das pessoas ao seu redor tem em você. Existem várias visões acerca do papel da sociedade na formação do indivíduo, mas em todas as mais conhecidas, permanece a máxima: ambos são indissociáveis um do outro. 

    Émile Durkheim, o pai da sociologia, considerou a sociedade como um organismo vivo o qual, por meio de suas instituições, impõe comportamentos, valores e visões. Como algo que existe além do homem, não depende de suas ações, já que estas são condicionadas por tudo que está ao redor dele. Parece ser algo extremista, porque, em minha visão, é impossível apenas existir na sociedade apenas absorvendo feito uma esponja aquilo que é fixado ao longo do tempo por essas instituições. Até porque uma vez, vivas, elas podem se alterar e para que isso aconteça, é imperioso que elas sejam questionadas.

    Porém existe um conceito na sociologia de Durkheim que me chama a atenção: é o que ele chama de solidariedade orgânica. Em contraponto à solidariedade mecânica, comum em sociedades primitivas nas quais a coletividade se sobrepõe ao indivíduo, nas sociedades capitalistas atuais, o que impera é o individualismo. Apesar de que cada um vive a sua vida para si, trabalhando para prover à família, estudando para passar na faculdade, cultivando grãos para abastecer a sua casa e então, a sua comunidade, todas essas atividades se interligam de certa forma. E então, o individualismo trabalha também para o bem coletivo. 

    Portanto, cada um, em sua individualidade, é essencial para manter a vida da sociedade estável. Se a base entra em queda, a estrutura toda desmorona.

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

🔶 Recorde: Brasil exporta quase US$ 200 bilhões em 7 meses

Superávit na balança comercial é o segundo maior para o período de janeiro a julho Entre janeiro e julho de...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img