- Esses são sintomas da obsolescência programada.
Na geração do consumo se tornou mais comum e fácil comprar algo novo mais moderno do que consertar ou reparar eventuais produtos com defeito ou mal funcionamento, mas, será que esse comportamento é natural? Ou fortemente influenciado pelas estratégias das empresas?
A obsolescência programada que é definida pela inovação tecnológica desde a mudança do design, aparência dos produtos a incrementos de novas funcionalidades e melhorias até que aos poucos irão deixando produtos anteriores obsoletos. Entretanto e raro encontrar, até nos melhores do ramo de atividade, produtos que alcance definitivamente o tempo de vida útil sem apresentar defeitos e mal funcionamentos. Essa é a segunda vertente da obsolescência sendo ela a mais problemática, quando deliberadamente é reduzido o tempo de vida útil das mercadorias.
Como exemplo, dessa conduta a empresa de tecnologia Apple Inc. que foi condenada a pagar US$ 500 milhões nos EUA por conta de seus smartphones que foi comprovada a prática de obsolescência programada por meio de atualizações de software gratuitas que são disponibilizadas pela fabricante, a introdução de um aplicação chamada “Batterygate” que diminuía o desempenho das unidades de Iphone 6 e 7. Além dela, e facilmente perceptível, a cultura dos descartáveis cada vez mais dentro da sociedade. Máquinas de lavar, geladeiras e carros antes eram produtos duráveis com vida útil bastante alongada de mais de 10 anos. Esses itens agora raramente resistem a tanto tempo.
Na nova ordem econômica mundial, é preciso inibir esse tipo de prática ainda mais aqui no Brasil que a legislação se mostra bastante fraca e ainda não abrange esse assunto de forma apropriada, pois, o problema é mais do que a simples compra de produtos novos. Dessa forma, os consumidores são coagidos a consumir por muitas vezes sem necessidade, gastando dinheiro e se endividando muitas vezes, sem falar no prejuízo ao meio ambiente que cada vez produz mais lixo não tratado, com ênfase no lixo eletrônico que é muito mais difícil sua reciclagem e mais danoso se tratando de contaminação dos solos e rios.
Matéria Originalmente Postado no Perfil do Instagram (@foconofato) no dia 01/04/2021