NOVAS REGRAS: Novas regras do Código de Trânsito passam a valer a partir de hoje

Mais lidas
Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Dentre as alterações, estão o aumento da pontuação na carteira e o uso da cadeirinha infantil

As novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entram em vigor nesta segunda-feira (12). Ao todo, são 50 modificações que foram aprovadas em setembro e sancionadas em outubro do ano passado.

A Lei 14.071 é de autoria do presidente Jair Bolsonaro e gerou muitas polêmicas quando o ainda projeto de lei (PL) foi apresentado ao Congresso, em junho de 2019. A extinção de multa pela falta do uso da cadeirinha foi um dos pontos mais discutidos e não passou pela aprovação dos parlamentares.

A Carteira Nacional de Habilitação passa a valer por 10 anos para condutores com menos de 50 anos de idade. Motoristas entre 50 e 70 anos ainda precisam renovar a CNH a cada 5 anos e maiores de 70 devem se submeter à renovação de 3 em 3 anos.

Cadeirinha
Até ontem, a exigência era que crianças de 7 anos ou menos deveriam sentar-se em assento especial infantil. Agora, a regra foi ampliada e crianças de até 10 anos ou com até 1,45 metro de altura devem ser transportadas na cadeirinha. A infração para o descumprimento é considerada gravíssima.

Alcoolemia
Para o motorista embriagado ou sob o efeito de drogas que causa acidente de trânsito grave será punido com maior rigor. Não serão mais possíveis substituições da prisão por penas alternativas.

Pontuação
Na norma antiga, a CNH era suspensa quando o condutor alcançava 20 pontos no período de 12 meses. Agora, serão aplicados três novos limites: 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos para o motorista que tiver uma infração gravíssima; e 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima dentro do mesmo período. Para quem utiliza o veículo como fonte geradora de renda, a pontuação é só uma: 40 pontos.

Conversão à direita
Virar à direita mesmo se o sinal de trânsito estiver fechado passa a ser permitido. A regra já é comum nos Estados Unidos e em países da Europa.

Substituição de multas
O condutor poderá ter uma multa leve ou média convertida em advertência, caso não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.

Avaliação após acidente
O motorista que contribuir para a ocorrência de um acidente grave, tendo sido condenado judicialmente por delito de trânsito, ou que a qualquer tempo for constatado que coloca a segurança do trânsito em risco deverá passar por uma nova avaliação psicológica.

Recall
A partir de agora, os veículos são serão licenciados com a comprovação de que tenha passado pelos recalls existentes para o seu modelo.

Farol
O uso dos faróis é obrigatório durante o dia em rodovias de pistas simples situadas fora dos perímetros urbanos. Motocicletas devem permanecer com farol baixo em qualquer tipo de estrada durante o dia e à noite. Já os carros de transporte coletivo devem manter o farol baixo quando circularem em faixas exclusivas.

Garupa
A idade mínima para o transporte de crianças nas garupas de motocicletas aumentou de 7 para 10 anos, tal qual a obrigatoriedade da cadeirinha. Caso desrespeitada, a infração é considerada gravíssima.

Viseira
Permanece proibido o trafego de motociclista com capacete sem viseira ou com o equipamento levantado. O que muda é que o desrespeito à norma configura infração específica de categoria média.



Fiquem com FOCO NO FATO

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

🔶 Ex-guerrilheiro Gustavo Petro assume na Colômbia e propõe paz a grupos armados e o fim da guerra às drogas

O ex-guerrilheiro e ex-senador Gustavo Petro tomou posse neste domingo (7) como o primeiro presidente de esquerda da história...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img