O inventor do esquema de pirâmide financeira que gerou um prejuízo bilionário em 136 países
Morreu nesta quarta-feira (14), Bernard “Bernie” Madoff, aos 82 anos, em uma prisão na Carolina do Norte, onde cumpria a pena de 150 anos pela autoria do maior esquema fraudulento da história dos Estados Unidos, conhecido como pirâmide financeira.
A pirâmide de Bernard Madoff teve início na década de 70 e se estendeu até os anos 2000. O esquema Pozi envolveu cerca de 37 mil pessoas em 136 países e gerou um prejuízo bilionário, que chega a US$ 63 bilhões. Tudo desabou no ano de 2007 com a crise do subprime, e com a crise econômica dos EUA no ano seguinte. Madoff foi preso em 11 de dezembro de 2008 depois que seus dois filhos o denunciaram.
O motivo da morte ainda não foi revelado. No início do ano passado, em fevereiro, a defesa de Madoff havia pedido a liberação antecipada da prisão, com alegação de que ele sofria de insuficiência renal terminal, com expectativa de vida de menos de 18 meses. Entretanto, o pedido foi negado, segundo com argumentação de que o crime cometido por Madoff era sem precedentes “em extensão e magnitude”.
Estamos com foco no fato e na PIRÂMIDE.