GUERRA FRIA

Mais lidas
Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Rússia expulsa 7 diplomatas da União Europeia. Após tensão e crescente rumores e acusações de espionagem vindo da República Tcheca.

O Ministério das Relações Exteriores Russo, nesta quarta-feira(28), deu a sete diplomatas da Eslováquia, Lituânia, Letônia e Estônia uma semana para deixar o país.
Em retaliação, depois que os quatro países expulsaram um total de sete diplomatas russos na semana passada.
Portanto, as expulsões fazem parte de uma crescente disputa diplomática sobre acusações de espionagem feitas pela República Tcheca.

Qual motivo da expulsão?

Na semana passada, a República Tcheca ordenou que a maioria dos funcionários russos deixassem a embaixada em Praga.

Logo depois de acusar oficiais da inteligência russa de estarem por trás de uma explosão em um depósito de munição em 2014.

A Eslováquia, assim como as ex-repúblicas soviéticas da Estônia, Letônia e Lituânia, ordenou que vários diplomatas russos se retirassem de seus países. Em solidariedade à República Tcheca.

Em um comunicado divulgado na quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia condenou a iniciativa da Eslováquia de expulsar seus diplomatas como “falsa solidariedade”.

“As ações da Eslováquia prejudicam as relações tradicionalmente amistosas entre a Rússia e a Eslováquia e a cooperação bilateral construtiva”, acrescentou o ministro.

A Eslováquia formou um único país junto com a República Tcheca até 1993. O antigo país da Tchecoslováquia, um estado satélite da União Soviética.

Enquanto isso, em outro comunicado, a Rússia disse que a Lituânia, a Letônia e a Estônia “continuam a conduzir um curso abertamente hostil ao nosso país, neste caso se escondendo por trás da pseudo-solidariedade com as ações indiscriminadas da República Tcheca para com a Rússia”.

Logo após, Romênia, país balcânico, também expulsou um embaixador russo na segunda-feira, também em solidariedade à Tcheca, mas até o momento não houve nenhuma retaliação tomada pela Rússia contra seus diplomatas.

Fonte: DW

Artigo anteriorCPI OU CARNAVAL
Próximo artigoTREMOR DE TERRA
Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

🔶 Saiba quem são os vencedores dos Prêmios Literários Cidade de Manaus

Com 876 inscritos, os Prêmios Literários Cidade de Manaus premiaram nove participantes. Entre eles, Ricardo Lima da Silva que...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img