Dia 1⁰ de Maio: Dia do Trabalhador

Mais lidas
Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Parabéns trabalhador! Pela força, coragem e dedicação em fazer um trabalho digno e de extrema importância.

O Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho, comemorado em vários países no dia 1º de maio, é associado a uma celebração das conquistas do movimento trabalhista. A data lembra o esforço dos trabalhadores dos Estados Unidos, que, durante o século 19, no auge da Revolução Industrial, morriam todos os anos devido às más condições de trabalho e longas jornadas diárias.

Entenda, a seguir, por que o dia 1º de maio foi escolhido por alguns países para celebrar os trabalhadores. Veja também algumas frases para te motivar em seu trabalho e também para compartilhar com os amigos.

A História do Dia Internacional do Trabalhador

No final do século 19, os movimentos trabalhistas e sindicais cresceram juntamente a várias indústrias, fazendo com que os sindicalistas começassem a escolher vários dias para celebrar o trabalho do povo. 

Um feriado de setembro nomeado de Dia do Trabalho foi proposto pela primeira vez na década de 1880, nos Estados Unidos e Canadá. Foi somente em 1887 que a América do Norte definiu oficialmente o Dia do Trabalho.

Por que o 1º de maio foi escolhido como Dia do Trabalhador

Os Estados Unidos comemoram o Dia do Trabalhador na primeira segunda-feira de setembro. O motivo seria evitar a celebração dos confrontos que ocorreram em maio de 1886. No entanto, outros países escolheram o 1º de maio como o Dia do Trabalhador justamente pelos fatos que aconteceram nos Estados Unidos. 

Em 1884, a Federação Americana de Sindicatos e Comércios Organizados exigiu que a jornada de trabalho passasse a ser, no máximo, de oito horas.
 
Logo depois, ocorreu uma greve geral e o motim de Haymarket (em Chicago), no dia 4 de maio de 1886, quando uma bomba explodiu matando sete pessoas e deixando dezenas de feridos, entre manifestantes e policiais. Em resposta, a polícia disparou vários tiros contra os manifestantes.

Em 14 de julho de 1889, em Paris, na França, o Primeiro Congresso Internacional de Partidos Socialistas na Europa proclamou o dia 1º de maio como o Dia do Trabalhador. Assim, as primeiras celebrações aconteceram em 1° de maio de 1890.

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

🔶 Manaus realiza em setembro maior festival de artes integradas da Amazônia

SouManaus traz artistas nacionais e internacionais, celebra diversidade e sustentabilidade Manaus convida turistas de todo o Brasil para curtir quatro...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img