Coluna 08 de @joao_sarmanho
Tema: BRUCELOSE CANINA

Mais lidas
Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

– A Brucelose Canina é uma zoonose que afeta a região genital dos cães e é causada por uma bactéria chamada brucella.

A bactéria é transmitida por meio de relações sexuais entre os cães. Além disso, urina e materiais contaminados, o que inclui inalação ou ingestão de aerosóis resultantes do contato com o feto abortado, também são fatores influentes. Mas um animal saudável pode ainda ser infeccionado pela mucosa nasal, pela pele machucada ou até pela parte de dentro das pálpebras. Ou seja, cães com brucelose devem ser mantidos distantes dos outros, inclusive de humanos, para evitar o contágio.

Embora essa enfermidade seja mais notada depois de um aborto ou de algum problema no cruzamento, alguns sintomas podem alertar o tutor, como a anemia, falha nos pelos, dores nas articulações (artrites), nevralgias (dor causada pela lesão de um nervo sensitivo que segue o caminho desse nervo), além de apatia ou mesmo letargia (quando o cão está inconsciente, mas pode ser despertado).

A Brucelose Canina pode ser detectada pelo técnico através do exame de Imunologia, e assim que detectado, o veterinário definirá o melhor tratamento para o seu pet.

? João Sarmanho

Graduando em veterinária.

Artigo anteriorMAIS 100 MILHÕES
Próximo artigo“CONVERSA AFIADA”
Publicidadespot_img

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

🔶 “Somos especialistas em entregar resultados”, afirma coronel Menezes em entrevista à TV Record”

Candidato ao Senado pelo PL destacou sua atuação exitosa na área empresarial e no Exército e afirmou ser um...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img