NASA SUSPENDE CONTRATO

Mais lidas
Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Logo após protestos de rivais, contrato bilionário de sonda lunar com SpaceX de Elon Musk é suspenso

O contrato de US$ 2,9 Bilhões faz parte do Programa Artemis que irá levar o homem novamente a lua até 2024.

Que no dia 16 de abril desse ano tinha sido celebrado entre a NASA, órgão de administração nacional da aeronáutica e espaço dos EUA, e a empresa privada de astronáutica SpaceX de Elon Musk.

Contudo, protestos das outras duas empresas que participaram do processo seletivo, na GAO (Escritório de Responsabilidade do Governo do EUA) secção criada na Lei de Orçamento e Contabilidade para auxiliar e supervisionar as atividades do Poder Executivo, tendo o poder de controlar o uso de fundos federais.

A NASA suspendeu o novo contrato de aterrissagem lunar da SpaceX, enquanto a agência fiscalizadora federal julga os dois protestos contra o prêmio.

Blue Origin de Jeff Bezos e Dynetics, protestaram contra a decisão da NASA. A Blue Origin alega que a agência injustamente “mudou os requisitos no último minuto” e colocou em risco o rápido cronograma de 2024 da NASA ao escolher apenas a SpaceX.

Já que a agência optou por contar com apenas uma empresa para um contrato de alto escalão que muitos na indústria espacial esperavam ser dividido entre duas empresas.

Porque, incialmente no edital era previsto que provavelmente duas empresas seriam contratadas para o projeto.

Com o discurso de que duas opções fornecem competição que ajuda a manter os custos baixos e fornece um backup no caso de um dos sistemas encontrar um contratempo.

“De acordo com os protestos do GAO, a NASA instruiu a SpaceX que o progresso no contrato foi suspenso até que o GAO resolva todos os litígios pendentes relacionados a esta aquisição”, disse a porta-voz da NASA Monica Witt em um comunicado.

Portanto, o desenvolvimento da nave espacial privada da SpaceX provavelmente continuará.

O teste mais recente da empresa de um protótipo de nave estelar, SN15, está programado para ser lançado nos próximos dias após a obtenção da aprovação da licença da Federal Aviation Administration nesta semana.

Artigo anteriorIFA AUTORIZADO
Próximo artigoCRÉDITO DE CARBONO
Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

🔶 Saiba quem são os vencedores dos Prêmios Literários Cidade de Manaus

Com 876 inscritos, os Prêmios Literários Cidade de Manaus premiaram nove participantes. Entre eles, Ricardo Lima da Silva que...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img