Coluna 09 de @joao_sarmanho
Tema: Micose em cães.

Mais lidas
Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Olá pessoal, seu cachorro está se coçando sem parar?

Pois bem, a micose é uma doença causada por fungos e esses fungos vivem no solo, plantas e no própria pele e pelos do cão. Todos os animais estão sujeito a pegar uma micose, inclusive animais jovens, adulto e principalmente aquele que tem deficiência no sistema imune.

A micose mais comum em cães é acometida pelo fungo Microsporum transmitido pelo contato direto animais já com essa micose ou se seu pet, usar mesmos objetos de brinquedo que um animal contaminado e pode ser transmitida ao homem.

Não posso deixar de citar outros dois tipos de Fungos como Trichphyton mentagrophytes que é transmitido através do contato com o rato e o Microporum gypseuum  que é trasmitido quando o animal fareja o chão, por tanto quero aqui ressaltar que o ambiente é significativo para a colonização desses Fungos por isso tome muito cuidado aonde vc leva seu cão para passear, procure locais limpos aonde seu animal não correrá riscos.

As vezes os sintomas são inexistentes mesmo o animal estando infectado, porem existem sinais que seu cachorro pode estar com micose.

1- Coceira sem parar
2-Perda de pelo
3-Lesões arredondadas
4- Uma ou varias lesões arredondadas com crostas descascando
Antes de tomar atitudes precipitadas, leve seu animal ao Médico Veterinário para um diagnostico preciso para um tratamento correto.

Na maioria das vezes o Médico inclui no tratamento o Shampoo Micodini a base de cetoconazol e clorexidine de ação fugistática  e antimicrobiana ou uso de fármacos oral como o ITL.

Medidas Profiláticas
1- Manter o animal limpo
2- Manter as vacinas em dias
3- Manter seu animal longe de animais que não esteja vacinados
4- Evitar expor seu animal na humidade
5- Após o banho secar bem o animal

🔰 João Sarmanho
Graduando em veterinária.

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

XENOFOBIA: Agência de publicidade do AM entra com recurso administrativo contra governo do RS por xenofobia

A agência de publicidade Digital Comunicação, com sede no Amazonas, entrou com um recurso administrativo contra a Secretaria Estadual...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img