Coluna número 15 de @daniilo_amoriim
Tema: Dia Mundial da Internet e sua importância na inclusão digital

Mais lidas
Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Pandemia provocou aumento no número de acessos e provocou reflexões sobre o papel da internet em um mundo cada vez mais conectado


Na segunda-feira (17), é comemorado o Dia Mundial da Internet. A data foi estabelecida em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de valorizar as conquistas do setor e promover a inclusão digital. Nesse momento de pandemia da Covid-19, a internet assumiu um papel ainda mais importante no dia a dia da população, permeando trabalho, estudo, contato com amigos e familiares e lazer. “Essa pandemia nos fez repensar muita coisa, inclusive a utilização do meio digital. A internet foi muito importante para manter o ritmo das coisas funcionando, pagamentos, reuniões, aulas, vendas, trabalhos e muito mais puderam continuar e ficaram ainda mais evidentes com a utilização da internet” afirma Dário Burda Jr, presidente da Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul (APIMS).

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet, um aumento de 3,6 pontos percentuais em relação a 2018. O crescimento da conexão de domicílios à internet aconteceu de forma ainda mais significativa na área rural, onde o percentual de domicílios conectados saltou de 49,2% em 2018 para 55,6% em 2019, um aumento de 6,4 pontos percentuais. As chamadas Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), ou provedores regionais, são as grandes responsáveis por levar conexão a essas áreas. Em Mato Grosso do Sul, atualmente mais de 60% das empresas que fornecem internet são provedores regionais, que chegam a todos os 79 municípios e conectam até mesmo essas áreas mais afastadas.


“Os provedores fazem a verdadeira inclusão digital onde há necessidade. Nos arredores das cidades, nos interiores do Brasil, em locais mais afastados como áreas rurais, aldeias, a conexão só chega por meio dos provedores regionais, então acho que nosso trabalho é muito importante para essa inclusão e estamos crescendo todos os dias”, defende Dário. “A internet está cada vez mais presente. Pela internet você pode chegar em casa e ligar a sua luz, sua televisão, usar o computador, o celular, tudo está conectado”, completa Wallace Viana, gerente da provedora de internet Knet Digital, que atende a cidade de Jardim.

Segundo Wallace, o grande diferencial dos provedores regionais é o contato mais próximo com a população. “O provedor regional consegue ter um contato mais próximo, saber o que a população realmente necessita. As empresas grandes de Telecom tem uma demanda tão grande que não conseguem dar o mesmo tratamento que um provedor regional oferece. Contratando um provedor regional, além de fomentar a economia do seu município, você também consegue ter um serviço com muito mais qualidade e com muito mais proximidade no atendimento”, resume.
Segundo dados da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), em 2020 os provedores regionais registraram alta de 43% nas contratações de banda larga. Erik Fogtman, diretor técnico da Rede 10 Internet, que atende a cidade de Corumbá, foi um dos que sentiu essa mudança. “A gente teve um aumento muito expressivo de utilização da internet durante a pandemia, o consumo dos clientes cresceu entre 60 e 80%. Além do consumo, vimos também que o tempo e a quantidade de pessoas dentro de cada lar que acessa à internet aumentou expressivamente, mais do que duplicou o tempo que as pessoas passam conectadas”, conta.


Segundo o presidente da APIMS, a expectativa para os próximos meses é de que o crescimento se mantenha, pois, a internet tornou-se essencial não só para as atividades do cotidiano, mas também para o comércio, para o agronegócio, e as empresas regionais estão se adaptando para continuar atendendo com qualidade.
Nosso reconhecimento a uma data tão importante, que reconhece com muito louvor o quão valiosa a rede mundial de computadores se tornou para a população como um todo!

Artigo anteriorTWITTER BLUE
Próximo artigoPAZUELLO SURPREENDE
Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

ORIGEM ESTRANHA: 78% do faturamento de empresa que contratou Moro veio de alvos da Lava Jato.

Empresa que contratou Sergio Moro (Podemos) após o ex-juiz deixar o Ministério da Justiça em 2020, a Alvarez &...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img