GRIPE AVIÁRIA

Mais lidas
Julio Gadelha
Secretário da Redação e Analista Profissional de Marketing formado pelo Uninorte-AM

China confirma primeiro caso humano da cepa de gripe aviária H10N3. Mas o risco de propagação do vírus aviário é baixo, diz agência estatal de saúde.

Um homem de 41 anos na província de Jiangsu, no leste da China, foi confirmado como o primeiro caso humano de infecção com a cepa H10N3 da gripe aviária, entretanto as autoridades de saúde da China afirmam que o risco de disseminação em larga escala continua baixo.

O homem, residente na cidade de Zhenjiang, foi para o hospital no dia 28 de abril depois de desenvolver febre e outros sintomas, disse a comissão nacional de saúde da China.

Ele foi diagnosticado com o vírus da gripe aviária H10N3 em 28 de maio, mas a comissão disse não ter dado detalhes sobre como o homem foi infectado com o vírus. O homem estava estável e pronto para receber alta do hospital. A observação médica de seus contatos próximos não encontrou nenhum outro caso.

O Vírus

O H10N3 é uma cepa do vírus de baixa patogenicidade, ou relativamente menos grave, encontrada em aves, e o risco de se espalhar em grande escala é muito baixo, acrescentou a comissão.

A cepa era “um vírus não muito comum”, disse Filip Claes, coordenador do laboratório regional do Centro de Emergência para Doenças Transfronteiriças de Animais. Que integra a Organização de Alimentos e Agricultura, regional da Ásia e Pacífico. 

Apenas cerca de 160 casos isolados do vírus foram relatados nos 40 anos até 2018, principalmente em aves selvagens ou aquáticas na Ásia e em algumas áreas limitadas da América do Norte, e nenhum foi detectado em galinhas até agora, disse Claes.

Seria necessário analisar os dados genéticos do vírus para determinar se ele se assemelhava a vírus mais antigos ou se era uma nova mistura de vírus diferentes, acrescentou.

Muitas cepas diferentes de gripe aviária estão presentes na China e algumas infectam pessoas esporadicamente, geralmente aquelas que trabalham com aves. 

Contudo, não houve um número significativo de infecções humanas com a gripe aviária desde que a cepa H7N9 matou cerca de 300 pessoas durante 2016-2017.

Nenhum outro caso de infecção humana com H10N3 foi relatado anteriormente em todo o mundo, disse a comissão.

Fonte: The Guardian

Artigo anteriorMAIS VACINAS
Próximo artigoFUNDO ANJO
Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

🔶 Saiba quem são os vencedores dos Prêmios Literários Cidade de Manaus

Com 876 inscritos, os Prêmios Literários Cidade de Manaus premiaram nove participantes. Entre eles, Ricardo Lima da Silva que...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img