Coluna 18 de @daniilo_amoriim
Tema: Tipos de Computação em Nuvem

Mais lidas
Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Por conta de um sinistro ocorrido no dia de hoje em um famoso provedor de serviço de nuvem, e pela indisponibilidade causada a vários sites e portais como (G1, CNN, The New york times, Le monde, Finacial Times). Resolvi escrever sobre essa solução tecnológica do futuro.


Hoje, a computação em nuvem fez a transição para se tornar uma tecnologia comum, com muitos tipos diferentes de computação em nuvem para escolher. Estima-se que 94% das empresas estejam utilizando pelo menos um serviço de computação em nuvem, de acordo com o último relatório do State of Cloud.


Demonstração gratuita


E ainda, a capacidade de crescimento da nuvem continua exponencial, com um estudo encomendado pela IBM relatando apenas 20% de carga de trabalho empresarial atualmente em execução na nuvem. Tendo apenas migrado a mais simples das cargas de trabalho, as empresas têm um longo caminho a percorrer na sua jornada na nuvem. Com 80% das cargas de trabalho das empresas ainda rodando no local, sua migração representaria um potencial de quadruplicação do mercado atual de computação em nuvem.


Apesar de, muitas organizações ainda desconhecem os serviços de computação em nuvem e os modelos de implantação disponíveis. Novos produtos e serviços de computação em nuvem chegam quase diariamente, impulsionados pela constante inovação dos líderes tecnológicos, incluindo Google, Amazon e Microsoft.
Para ajudar você a navegar nas complexidades da computação em nuvem, vamos dar uma olhada em profundidade nos tipos de computação em nuvem disponíveis. Também vamos esclarecer alguns dos mais populares serviços de computação em nuvem, incluindo algumas tecnologias emergentes ganhando força.


Quais são os principais tipos de computação em nuvem?


Infra-estrutura como Serviço (IaaS)
Plataforma como Serviço (PaaS)
Software como Serviço (SaaS)
Tudo como um Serviço (XaaS)


Modelos de Serviços de Computação em Nuvem
Existem três modelos principais de serviços de computação em nuvem – Infraestrutura como Serviço, Plataforma como Serviço, e Software como Serviço. Cada modelo de serviço representa uma parte diferente da pilha de computação em nuvem e compreende sua própria divisão única de responsabilidade entre você e o provedor do serviço.
Dentro de cada modelo de serviço de computação em nuvem, existem 100s de diferentes opções de serviços de computação em nuvem para escolher – que exploraremos mais adiante no post. Por enquanto, vamos dar uma olhada de perto nos três principais modelos de serviços.


Infra-estrutura como Serviço (IaaS)


Infra-estrutura como Serviço (IaaS) é o modelo de serviço que forma a base para a implantação da sua tecnologia em nuvem. Através de um provedor IaaS, você ganha acesso on-demand via internet aos principais recursos de TI, incluindo computadores (hardware virtual ou dedicado), rede e armazenamento.


O IaaS fornece a você acesso a um recurso flexível de hardware de última geração que pode ser dimensionado para atender às necessidades de processamento e armazenamento do seu negócio. Você utiliza essa infra-estrutura para prover as aplicações, softwares e plataformas de sua organização – livre da responsabilidade de gerenciá-los e mantê-los.


Um exemplo típico de implantação de IaaS irá combinar máquinas virtuais e discos de armazenamento. Com cada elemento individual personalizado para atender as necessidades do seu negócio, seja o SO Servidor ou o tamanho da capacidade de armazenamento


Plataforma como Serviço (PaaS)


Platform as a Service (PaaS) é o modelo de serviço em nuvem onde você acessa ferramentas combinadas de hardware e software através de um provedor de serviços. O PaaS é mais utilizado para o desenvolvimento de aplicações.


Um provedor PaaS lhe dá acesso à infraestrutura de nuvem combinada necessária para o desenvolvimento de aplicações – bancos de dados, middleware, sistemas operacionais, servidores – sem a complexidade subjacente ao seu gerenciamento. Isso permite que você se torne mais eficiente. Ao invés de gastar tempo instalando e configurando a infra-estrutura, você está focado apenas no desenvolvimento, execução e gerenciamento de aplicativos.


Software como Serviço (SaaS)


Software como Serviço (SaaS) é o modelo de serviço em nuvem que permite o acesso a um produto de software completo, executado e gerenciado pelo provedor de serviços. A maioria das soluções SaaS tendem a ser aplicações para o usuário final.
O acesso ao software escolhido usando um modelo SaaS libera você para focar apenas em como utilizar melhor esse software. Com o provedor SaaS responsável pelo fornecimento, manutenção e atualização do software – incluindo a infra-estrutura subjacente.


Um exemplo comum de SaaS é uma solução de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) baseada na web. Você armazena e gerencia todos os seus contatos via CRM sem ter que atualizar o software para a versão mais recente ou manter o servidor e o sistema operacional em que o software está rodando.
Os tradicionais pilares do modelo de cloud service – IaaS, PaaS, SaaS – têm crescido ao longo dos anos para englobar uma gama tão vasta de ofertas adicionais que estamos entrando agora em uma era de ‘Tudo como um Serviço’.


Vamos dar uma olhada por um momento.
Tudo como um Serviço (XaaS)


Também referida como Qualquer Coisa como Serviço, a sigla XaaS é um termo geral que engloba a vasta gama de produtos, ferramentas e tecnologias que estão surgindo como novas e populares ofertas de Serviços.


A explosão destes novos serviços – e siglas associadas – atingiu um nível tal que – como diretórios agora existem simplesmente para acompanhar. Cada uma dessas iterações do modelo de serviços em nuvem é uma indústria multibilionária em potencial por direito próprio. Os serviços mais populares incluem Desktop as a Service (DaaS), Artificial Intelligence as a Service (AIaaS) e Unified Communications as a Service (UaaS).


Resumo


A nuvem lhe oferece inúmeras soluções de infraestrutura, plataforma e software como serviço. Tudo isso você pode optar por implantar em uma solução pública, privada ou híbrida. Seu negócio é único, e por isso é importante que você dedique tempo para entender cada uma das soluções disponíveis e qual configuração é adequada para o seu negócio.
Este constante estado de evolução lhe dará oportunidades quase diariamente para experimentar novas soluções, ou identificar tecnologias que possam levar seu negócio ao próximo patamar.

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

MAIS VACINAS: Acordo permitirá compra de 100 milhões de doses de vacina para 2022. Pfizer deve iniciar entrega de imunizantes no primeiro trimestre.

O Ministério da Saúde e a farmacêutica Pfizer assinaram nesta segunda-feira (29) contrato para a compra de 100 milhões...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img