O Município de Benjamin Constant / AM atualmente está sem nenhuma pessoa internada com covid-19 no município, além disso, a população acima de 18 anos já inteiramente vacinada.
O município de Benjamin Constant, com cerca de 40 mil habitantes, ultrapassou a marca de 10 mil pessoas vacinadas com a primeira dose contra o Coronavírus. Concluindo o calendário de grupos prioritários e obrigatórios do Plano Nacional de Imunização no dia 23 de abril deste ano.
E no último dia 4 de junho a prefeitura divulgou o “Último dia D” da vacinação contra o covid. Vacinando a população sem comorbidades de 18 a 24 anos.
A Revista Brasil conversou com David Bemerguy, prefeito do município. Ele conta que houve várias ações para chegarem ao estado atual, como: medidas de distanciamento, restrições, teste em massa e o avanço da vacinação.
Hoje já tem 45 dias com zero internação e zero óbitos. Outras pessoas estão sendo acompanhados em casa, explica.
O prefeito destaca que esse resultado positivo só foi possível devido a ação conjunta e a contribuição da população.
Além disso, uma conduta inovadora tomada pelo município foi da “Busca Ativa”. A qual os agentes da vacinação que vão ao domicílio, aplicar a 2º dose dos imunizantes, principalmente, em idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Ação importantíssima para garantir o acesso total a vacina.
Para a coordenadora do PNI em Benjamin, a enfermeira Sandy Graça, a ação da busca ativa é de grande relevância, principalmente nas comunidades afetadas pela cheia ou para idosos com pouca locomoção. “A busca ativa é importante para garantir a imunização em acamados e pessoas com dificuldade de locomoção. No período de cheias, a busca ativa é fundamental para os moradores que estão em locais de difícil acesso”