METRÔ DE SP: Circuito de câmeras inteligentes que disparam alerta de objeto esquecido ou criança desacompanhada entra em operação hoje.

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Julio Gadelha
Secretário da Redação e Analista Profissional de Marketing formado pelo Uninorte-AM

Um novo sistema de monitoramento de câmeras com função inteligente, irão começar a operar nesta quinta-feira (24), em três estações da linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo.

O circuito contará com mais de 5 mil câmeras, que devem ser instaladas em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata até 2023.

Até agora, 91 dispositivos estão em funcionamento nas estações Carrão (37), Guilhermina Esperança (29) e Belém (25), na zona leste paulistana.  Mais implementação está sendo feitas na estação Penha e o cronograma oficial dita que as próximas a receber o circuito são Vila Matilde, Patriarca-Vila Ré e Tatuapé. O investimento é de R$ 58 milhões.

De acordo com o Metrô, as câmeras serão interligadas a uma central com recurso de inteligência artificial,  com softwares capazes de fazer a leitura das imagens e emitir alertas em casos de invasões da via, crianças desacompanhadas ou objetos suspeitos abandonados nas estações. 

O sistema de câmeras do metro estará ligado ao Centro de Controle da Segurança e emitirá alertas. “Se um sujeito deixa uma pasta em uma estação, a gente consegue monitorar e ter um alerta. Isso já ocorre em outros países no metrô e no trem para evitar atos de violência e terrorismo”, disse o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. “Também  teremos uma faixa virtual de invasão. Se tiver uma ocorrência que não é comum, o sistema vai identificar.”

O uso de máscara pode dificultar o reconhecimento facial, mas o sistema usa outros padrões, como altura e cor da roupa. O objetivo principal, diz o Metrô, não é a identificação de rostos. Mas se for preciso, por exemplo, buscar um passageiro desaparecido e já houver imagem dessa pessoa com máscara, facilita reconhecimento pelo software.

“O sistema vai fazer o monitoramento dos pontos reconhecidos como críticos. Sabemos que há furtos de cabos com certa frequência. Podemos fazer o posicionamento das câmeras para monitorar e ter uma captura das imagens com trabalho automático. Nao precisa ficar com o operador do sistema vendo full time. Se ocorrer o furto, é possível atuar com a equipe presencial para prender o meliante”, afirmou Baldy.

Segundo ele, a instalação das câmeras, que também será realizada nos pátios de manutenção, já vai inibir esse tipo de ação. “Mais de 60% das reduções de velocidade, que denominados com problemas na via, são por invasões por suicídio ou furto, atos de vandalismo. Com esse sistema de monitoramento, não posso dizer que vamos acabar com essas situações, mas vamos reduzi-las”, segundo Baldy, outra medida para evitar esses episódios é a implantação das portas de plataforma nas estações.

Com informações do Estado de S. Paulo

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