RG NÃO BINÁRIO: Alberto Fernandez aprovou carteiras de identidade com a opção ‘X’ no campo para gênero. Com nova lei, filho de líder argentino adota RG não binário.

Mais lidas
Julio Cesar
Redator e Designer do Foco no Fato. Profissional de Marketing formado pelo Uninorte-AM.

Um dia depois de a Argentina lançar carteiras de identidade para pessoas não binárias, que não se identificam como homem nem mulher‍, uma das primeiras solicitações do novo documento veio da família do presidente do país, o peronista Alberto Fernandez. Dyhzy, filho de Fendandez, disse nesta quinta-feira (22) em sua conta no Instagram que vai adotar o “X” no campo destinado ao gênero em seu DNI (Documento Nacional de Identificação), o RG argentino.

Em idiomas latinos como espanhol e o português, uma das maneiras usadas pela linguagem não binária para identificar pessoas que não se identificam com homem ou mulher é substituir as letras que caracterizam o gênero em adjetivos e substantivos por um “x”. “Não me considero homem, me considero uma pessoa não binária”, escreveu Dyhzy, que é estudante de design e drag queen.

A Argentina é o primeiro país da América do Sul a viabilizar a opção do documento de identidade não binário, que se estende também ao passaporte de acordo com o decreto assinado por Fernandez. O país se junta a nações como Nova Zelândia, Canadá e Austrália, que já aprovaram a mudança.

“Existem outras identidades além da de homem e mulher, e elas devem ser respeitadas”, disse o presidente Alberto Fernandez na apresentação do novo documento. “O ideal será quando todos nós formos quem somos e ninguém se importar com o gênero das pessoas. Este é um passo que estamos dando e espero que um dia cheguemos ao ponto em que as carteiras de identidade não digam se alguém é homem, mulher ou qualquer outra coisa”, acrescentou Fernandez.

O líder argentino, que já mostrou publicamente seu apoio a Dyhzy em muitas ocasiões, tem defendido reformas sociais progressistas no país, incluindo a aprovação do direito ao aborto pelo Congresso no ano passado.

Fonte: NEXO JORNAL

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

VACINAÇÃO: Ministro destaca eventos adversos em adolescentes vacinados. Queiroga explica revisão de recomendação sobre vacinas de covid-19. Veja:

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que uma série de motivos pesaram para que a pasta resolvesse revisar a...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img