NOVOS ARES: Marcos Rotta deixa o DEM e deve ser a carta na manga de David Almeida nas eleições de 2022. Sinais claros que o Prefeito estará distante de Amazonino Mendes nas eleições para o governo do estado

Mais lidas
Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Pouco mais de dois anos após se filiar ao Democratas (DEM) – com direito a participação do presidente nacional da sigla, ACM Neto no evento de filiação -, o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, decidiu deixar o partido ontem, 13 de outubro. A carta enviada ao presidente estadual da sigla, Pauderney Avelino, o político destacou que a decisão tem caráter “irrevogável” e “irretratável”.

A decisão vem exatamente uma semana após a criação do União Brasil, partido oriundo da fusão do DEM com o PSL, enquanto Pauderney Avelino contunuou na sigla e compondo a executiva nacional, Rotta prefere manter-se fiel e aliado do Prefeito Davia Almeida.

A saída de Rotta do partido pelo qual foi eleito vice-prefeito nas eleições do ano passado tem relação direta com a filiação de Amazonino Mendes ao União Brasil, que como foi informado na semana passada, será o candidato do novo partido ao Governo do Amazonas em 2022 e é adversário direto de David Almeida, já que o mesmo antecipadamente descarta qualquer tipo de aproximação com o velho cacique.

Outra  sinalização está bem clara: Marcos Rotta quer ser protagonista no próximo pleito e deve ser uma espécie de “coringa” de David Almeida (Avante), podendo ser candidato ao Governo, Senado ou a vice-governador em uma composição majoritária com Wilson Lima. Existe um compromisso velado do prefeito apoiar a reeleição do atual governador devolvendo assim o apoio que recebeu nas eleições de 2020.

Rotta  foi reeleito vice-prefeito em 2020 e foi vice de Arthur Virgílio Neto em 2016, no próximo pleito municipal ele não poderá ser candidato nem a prefeito e nem vice, restando apenas uma candidatura a vereador, cargo que certamente Rotta não tem interesse, para não ficar fora do jogo politico em 2024 ele precisa agora tomar uma decisão, concorrer as eleições e manter na orbita do poder.

A decisão sobre a nova filiação partidária , inclusive, só será tomada após conversa com David Almeida, que deve acontecer nos próximos dias. A tendência é de filiação no partido do prefeito, o Avante, já que Rotta tem se mostrado um soldado de David Almeida.

Consolidado como uma nova força política local, David, é o politico de melhor avaliação no estado,  tem ciência que além de fortalecer o Avante é necessário construir um grupo forte já em 2022, para não correr riscos na reeleição em 2024, logo, Marcos Rotta tem papel fundamental no processo, já que entre os aliados mais próximos do prefeito de Manaus, é o que tem maior envergadura eleitoral.

David, vale lembrar, já afirmou diversas vezes, sem citar nomes, que terá candidato ao Governo e ao Senado.
A se confirmar esse cenário, Rotta enfim poderá se tornar protagonista em uma eleição. O vice-prefeito tem um histórico de “pernadas” em sua carreira política, sempre esteve cotado nas disputas majoritárias, embora, na hora da decisão, seu nome sempre foi preterido. Em 2012 deu lugar a Vanessa Graziottin e em 2016, à época no MDB, não conseguiu convencer o senador Eduardo Braga a ser candidato a prefeito. Foi vice de Arthur na campanha vitoriosa de reeleição com a promessa de apoio em 2018.

Dois anos se passaram e já no PSDB, Rotta não teve a “bênção” do líder tucano para uma candidatura ao Governo, nesta ocasião, Arthur apoiou Omar Aziz (PSD) que sofreu uma fragorosa derrota na disputa, Rotta rompeu com Artur e apoiou Amazonino Mendes, retornando depois ao cargo de vice-prefeito até o fim da desastrada gestao tucana.

Estamos com Foco no Fato nos novos rumos do Rotta.

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

TAXA DE JUROS: Mercado prevê que taxa básica de juros feche o ano em 8,75%. Expectativa é que o Copom eleve a Selic esta...

Diante do aumento da inflação, a expectativa do mercado financeiro é que a taxa básica de juros, a Selic,...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img