🔶 RESISTÊNCIA | Ucrânia faz maior ataque à área controlada por russos

Mais lidas
Luyza Rodrigues
Redatora e Universitária de Jornalismo pela UniNorte - AM

A Ucrânia conseguiu realizar no último final de semana a maior ofensiva sobre a região de Donbas, no leste ucraniano, controlada pelos invasores russos na guerra entre os dois países. O ataque com artilharia e mísseis visou depósitos de armas e bases militares.

Maior cidade de Donbas, Donetsk recebeu a maior intensidade de artilharia desde o início do conflito, em 24 de fevereiro. Segundo o prefeito local, Aleksey Kulemzin, indicado pelos russos, cinco civis morreram durante o bombardeio.

A ofensiva ucraniana também teria destruído o 1º Corpo do Exército, nome oficial da força militar da separatista e autoproclamada República Popular de Donetsk.

Um terço de Donbas é controlada pela Rússia desde 2014, desde a invasão anterior no leste da Ucrânia. Mesmo assim, as forças russas não conseguiram desalojar as tropas ucranianas dos arredores imediatos de Donetsk em quase quatro meses de combates.

Questionado sobre a dificuldade na região na última semana, durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, o presidente russo Vladimir Putin disse que um ataque frontal a posições ucranianas perto de Donetsk causaria muitas baixas e pediu paciência.

As autoridades da Ucrânia solicitaram repetidamente aos parceiros ocidentais o fornecimento de mais e melhores armas, particularmente sistemas de defesa aérea contra mísseis russos. Embora a Eslováquia tenha enviado um antigo aparato do gênero, projetado pelos soviéticos, nenhuma de potências europeias ou dos Estados Unidos chegou até agora.

O governo da Alemanha havia prometido no mês passado entregar o moderno sistema de defesa aérea Iris-T, que poderia proteger uma cidade de grande porte. No entanto, o aparato deve demorar algumas semanas até ser deslocado ao território ucraniano.

Fonte: Revista Oeste

Estamos no foco no fato.

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

🔶 CRISE GLOBAL | Alta dos combustíveis coloca Europa em ‘situação insustentável’, diz Macron

Para o líder francês, produtores de petróleo têm imensa responsabilidade nos preços da commodity. O presidente francês Emmanuel Macron pediu...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img