🔶 JAMES WEBB | Veja em infográficos o que revelam as fotos do supertelescópio

Mais lidas
Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Para marcar o início oficial de suas observações, telescópio espacial apresentou uma série de imagens e dados científicos nesta terça (11). Foi montado infográficos que explicam as fotos e as comparam com os mesmos registros do Hubble.

O maior telescópio espacial já lançado pela ciência divulgou na terça (11) uma série de imagens e dados científicos de suas primeiras observações (veja uma foto acima).

As imagens mostram duas nebulosas (gigantes nuvens de poeira e gás que pairam no espaço), um aglomerado de galáxias e um grupo de cinco de galáxias a cerca de 290 milhões de anos-luz de distância. 

Mas o que cada foto do supertelescópio revela? Para entender isso, o g1 conversou com especialistas e montou infográficos que apresentam os detalhes das 4 surpreendentes imagens e uma comparação dos mesmos registros feitos pelo famoso telescópio Hubble. Veja nos seguintes tópicos:

Aglomerado de galáxias

Essa foi a primeira foto colorida divulgado pelo telescópio espacial James Webb. 

Segundo a Nasa, a imagem é a visão infravermelha mais profunda e nítida do universo até então. Nela, é possível ver um aglomerado de galáxias chamado de SMACS 0723, exatamente como ele era há cerca de 4,6 bilhões de anos.

Aglomerado de galáxias — Foto: Arte g1

Aglomerado de galáxias — Foto: Arte g1 

Nebulosa do Anel Sul

A Nebulosa do Anel Sul também conhecida como nebulosa “Eight-Burst”, não foi escolhida à toa pela equipe do Webb. 

“Olhar para essa nebulosa é como se estivéssemos olhando para o futuro do Sol. O Sol vai se transformar em uma nebulosa planetária [uma nuvem de gás em expansão que cerca uma estrela no fim de sua vida] como essa”, diz o astrofísico Rogemar Riffel, da Universidade Federal de Santa Maria. 

Segundo a Nasa, duas câmeras a bordo do Webb capturaram a imagem mais recente desta nebulosa localizada a aproximadamente 2 mil anos-luz de distância da Terra. E pela primeira vez, devido ao grande nível de detalhes dessa imagem, o Webb conseguiu revelar que a estrela está coberta de poeira.

Nebulosa do Anel Sul — Foto: Arte g1

Nebulosa do Anel Sul — Foto: Arte g1 

Nebulosa de Carina 

A Nebulosa de Carina, por vezes chamada de Nebulosa de Eta Carinae, é o “contrário” da Anel Sul, conta Riffel: ela é uma região de formação de estrelas.

Segundo a agência espacial norte-americana, esta é uma das maiores e mais brilhantes nebulosas do espaço, localizada a aproximadamente 7,6 mil anos-luz de distância, na constelação sul de Carina. 

Quinteto de Stephan

O Quinteto de Stephan é um grupo de cinco galáxias (NGC7317, 7318A, 7318B, 7319 and 7320), o primeiro do tipo a ser descoberto. Foi o astrônomo francês Edouard Stephan, em 1877, que o descreveu pela primeira vez. 

Localizado a cerca de 290 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Pégaso, o quinteto é um objeto bastante familiar a astrônomos amadores, segundo a Nasa. 

  • 🔶 “Somos especialistas em entregar resultados”, afirma coronel Menezes em entrevista à TV Record”

    🔶 “Somos especialistas em entregar resultados”, afirma coronel Menezes em entrevista à TV Record”

    Candidato ao Senado pelo PL destacou sua atuação exitosa na área empresarial e no Exército e afirmou ser um profissional que entrega resultados “Vejo muitos políticos profissionais que não têm formação acadêmica, não tem realizações. São políticos de carteira assinada, mas lhe faltam a parte administrativa e somos a antítese disso daí. Somos especialistas em […]

  • 🔶 Regulação da Mídia: Quais veículos Lula já ameaçou restringir ?

    🔶 Regulação da Mídia: Quais veículos Lula já ameaçou restringir ?

    Presente no plano de governo do Partido dos Trabalhadores (PT), a regulação da mídia é uma bandeira antiga de Lula. O tema está presente no discurso político do ex-presidente há alguns anos, recorrente principalmente desde o período em que o petista enfrentou denúncias sobre corrupção. A regulação da mídia aparece no item 118 das diretrizes do programa […]

  • 🔶 Manaus realiza em setembro maior festival de artes integradas da Amazônia

    🔶 Manaus realiza em setembro maior festival de artes integradas da Amazônia

    SouManaus traz artistas nacionais e internacionais, celebra diversidade e sustentabilidade Manaus convida turistas de todo o Brasil para curtir quatro dias de muita música, teatro, artes plásticas, moda e gastronomia no #SouManaus Passo a Paço, festival montado no centro histórico da cidade, às margens do Rio Negro, de 3 a 6 de setembro deste ano. […]

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

🔶 “Somos especialistas em entregar resultados”, afirma coronel Menezes em entrevista à TV Record”

Candidato ao Senado pelo PL destacou sua atuação exitosa na área empresarial e no Exército e afirmou ser um...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img