🔶 Juiz do TSE defende cotas raciais em candidaturas eleitorais

Mais lidas
Gabriel
CEO do Foco no Fato. Engenheiro Civil, pós graduado em Pavimentação de Estradas e Rodovias e realizando um MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Magistrado diz que é necessário reservar percentual de candidaturas para negros.

A representativa negra no Congresso Nacional ainda é baixa. Para mudar esse cenário, é preciso instituir cotas raciais para candidatos nas eleições. A afirmação é do juiz Fábio Francisco Esteves, que atua como coordenador substituto na Comissão de Promoção da Igualdade Social do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o magistrado defendeu a criação de cotas em candidaturas, mas não para vagas no Legislativo. “Se quisermos corrigir a distorção que vemos no Parlamento, em algum momento vamos ter que reservar um percentual de candidaturas negras, não de vagas no Congresso”, declarou.

Na visão de Esteves, essa é uma pauta que precisa ser instituída pelo próprio Congresso. Apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter determinado a distribuição proporcional do Fundo Eleitoral para negros e brancos, a medida ainda não é suficiente, segundo ele. “Só esse financiamento, sem percentual mínimo, ou seja, cotas, a gente vai andar muito pouco”, observou.

A comissão do TSE que o juiz coordena tem caráter consultivo para a Justiça Eleitoral. Em agosto, o colegiado deve entregar um relatório com sugestões ao final do mandato do atual presidente da Corte Eleitoral, Edson Fachin.

“Estamos num processo muito grande de letramento, de conscientização. Nós não usamos mais o critério biológico de raça. Para uma pessoa se declarar negra, para ela ter o benefício da ação afirmativa, é preciso que seja uma pessoa que sofra discriminação”, finalizou.

Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Últimas notícias

🔶 Saiba quem são os vencedores dos Prêmios Literários Cidade de Manaus

Com 876 inscritos, os Prêmios Literários Cidade de Manaus premiaram nove participantes. Entre eles, Ricardo Lima da Silva que...
Publicidadespot_img

More Articles Like This

Publicidadespot_img