'Você já falou em voz alta sobre um assunto e, pouco tempo depois, viu algum produto ou marca relacionado a esse tema sendo exibido em uma publicidade na internet? Para algumas pessoas, isso é apenas uma coincidência. Para outras, trata-se do microfone do smartphone “ouvindo” a conversa.Considerada polêmica por borrar as fronteiras com a privacidade …
???? Empresas de marketing diz que ouvem consumidores pelo celular; saiba como se proteger

‘Você já falou em voz alta sobre um assunto e, pouco tempo depois, viu algum produto ou marca relacionado a esse tema sendo exibido em uma publicidade na internet? Para algumas pessoas, isso é apenas uma coincidência. Para outras, trata-se do microfone do smartphone “ouvindo” a conversa.
Considerada polêmica por borrar as fronteiras com a privacidade e o consentimento do usuário, essa última possibilidade foi confirmada por duas empresas de marketing dos Estados Unidos
As companhias americanas MindSift e Cox Media Group (CMG) afirmaram publicamente que utilizam o microfone dos celulares de usuários pelo mundo para bisbilhotar conversas, entender o conteúdo e direcionar publicidade a essas pessoas por meio de anúncios microssegmentados.
A CMG, por exemplo, chama essa prática de “Audição Ativa”, com capacidade de identificar consumidores “a partir de conversas casuais em tempo real”, afirma o site 404 Media a partir de documentos de divulgação da companhia para atrair clientes. Essa tecnologia aconteceria por meio de microfones instalados em smartphones, TVs inteligentes e outros dispositivos.
Fonte: Estadão
Estamos com foco no fato.