HomeBem-estar

🔶Brigadistas contratados pelo estado reforçam combate às queimadas em 5 municípios

🔶Brigadistas contratados pelo estado reforçam combate às queimadas em 5 municípios

Os primeiros 85 brigadistas contratados pelo Governo do Amazonas para reforçar o trabalho de combate às queimadas no sul do estado já estão atuando.

🔶Corpo de Bombeiros empossa primeira mulher no comando de batalhão
🔶Operação Céu Limpo: nas últimas 24 horas, bombeiros combateram 14 incêndios em áreas de vegetação em Manaus
🔶Em Iranduba, Corpo de Bombeiros monta força-tarefa para combater incêndio em área de mata

Os primeiros 85 brigadistas contratados pelo Governo do Amazonas para reforçar o trabalho de combate às queimadas no sul do estado já estão atuando.

As equipes auxiliam as ações em Apuí, Lábrea, Humaitá, Novo Aripuanã e Boca do Acre, que concentram o maior número de focos. Cada um dos cinco municípios conta com o reforço de 17 brigadistas.

“O governo antecipou essa contratação e chamou moradores dos próprios municípios, pessoas que conhecem as áreas mais críticas das cidades e que foram capacitadas pelo Corpo de Bombeiros e estão aptas para ajudar no trabalho de combate aos incêndios”, disse o governador Wilson Lima.

Para a contratação dos profissionais, o estado investiu cerca de R$ 1 milhão, por meio de um contrato entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam).

Programa Floresta em Pé
Os recursos estão sendo adiantados pelo Governo do Amazonas, no âmbito do Programa Floresta em Pé, tendo o Banco de Desenvolvimento KfW como financiador e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) como agência executora.

O grupo recebeu capacitação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) no mês de junho, como parte do planejamento estratégico do governo no enfrentamento aos incêndios. Os cinco municípios são considerados prioritários para atuação, conforme o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e às Queimadas (PPCDQ-AM). Juntos, eles reúnem mais de 65,99% dos focos registrados em 2024.

Conforme o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, a contratação dos brigadistas irá apoiar diretamente o trabalho de combate aos incêndios, realizado por bombeiros militares desde o mês de junho, quando teve início a Operação Aceiro.

Os brigadistas receberão uma bolsa-auxílio durante 10 meses para atuarem junto às prefeituras e serão coordenados pelos bombeiros no combate aos incêndios florestais. Em outubro, a expectativa é realizar a contratação de mais 68 brigadistas para atuação nos municípios de Canutama, Maués, Manicoré e Tapauá, totalizando 153 brigadistas.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0