O presidente Lula (PT) não irá recepcionar o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, durante sua passagem por Manaus no próximo domingo (17). Bid
O presidente Lula (PT) não irá recepcionar o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, durante sua passagem por Manaus no próximo domingo (17).
Biden pousará em Manaus e ficará na cidade por algumas horas durante a tarde antes de seguir para o Rio de Janeiro, onde participará da Cúpula de Líderes do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 deste mês.
De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, Lula pretendia receber Biden na sua visita à Amazônia, mas como ainda está se recuperando da queda no banheiro do Palácio da Alvorada, teria que fazer uma espécie de bate e volta para Manaus, já que estará no Rio para encerrar a Cúpula Social do G20, mas o trajeto seria cansativo para o presidente.
O governo norte-americano emitiu um comunicado dizendo que o presidente Biden visitará a Floresta Amazônica para se reunir com líderes locais e indígenas que trabalham pela preservação do bioma. Esta será a primeira visita de um presidente dos Estados Unidos a uma área como essa.
Na última quinta-feira (7), Biden e o presidente Lula conversaram por telefone por cerca de 30 minutos. A ligação foi iniciativa do presidente norte-americano.
Durante a conversa, Biden confirmou que os Estados Unidos irão aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, lançada pelo Brasil em julho deste ano. Também acertaram uma reunião bilateral durante o G20 no Rio.
Segundo o Planalto, Lula expressou amizade e admiração por Biden, ressaltando o excelente momento das relações Brasil-EUA. Ambos destacaram a importância da Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e a convergência de interesses na promoção da transição energética.
Já Biden elogiou o papel do Brasil na preservação das florestas tropicais e no combate às mudanças climáticas.
Com informações da Agência Brasil
COMMENTS