O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, antecipou uma viagem a Trancoso (BA), em voo oficial da FAB (Força Aérea Brasileira), para curtir o fim de semana na badalada praia do litoral sul da Bahia.
Barroso requisitou o avião da FAB para ir à cidade participar do Congresso Internacional de Direito Tributário. O evento aconteceu entre os dias 7 e 9 de abril no Clube Med Trancoso, hotel de luxo localizado na praia.
A participação do presidente do STF no congresso estava prevista para a manhã da segunda-feira (7/4), quando ele falaria na abertura. O ministro, porém, viajou para Trancoso já na tarde da sexta-feira (4/4).
Segundo registros da FAB consultados pela coluna, Barroso decolou às 16h55 do Rio de Janeiro em direção ao aeroporto de Porto Seguro, cidade baiana onde a praia está localizada. A aeronave pousou no local às 18h15.
A coluna apurou que, do aeroporto de Porto Seguro, o presidente do Supremo seguiu direto para o Fasano, hotel cinco estrelas localizado em frente à praia de Trancoso e cujas diárias partem R$ 3 mil.
Barroso passou o fim de semana no hotel acompanhado da namorada, a procuradora da Fazenda Nacional Rita Nolasco. A procuradora também participou de uma das mesas de debates no primeiro dia do evento.
Na segunda-feira (7/4), Barroso fez a palestra de abertura do congresso pela manhã. Às 14h35, decolou em um avião da FAB de um aeroporto particular localizado em um condomínio de luxo de Trancoso rumo ao Rio de Janeiro.
O Congresso Internacional de Direito Tributário é organizado pelo Instituto de Aplicação do Tributo. A entidade se define como uma instituição sem fins lucrativos voltada a projetos para “aperfeiçoar” o Sistema Tributário Nacional.
O evento foi patrocinado por grandes bancos e empresas com ações no STF. Entre eles, Itaú, Ambev, Tim, além de uma série de grandes escritórios de advocacia. O Banco do Nordeste também figura como patrocinador.
Fonte: Metrópoles
Estamos com foco no fato.