Começo esta minha segunda coluna no Portal Foco no Fato falando sobre algo que o presidente Jair Bolsonaro sempre costuma dizer e nesta sexta-feira fez muito sentido aqui em Manaus: “Ah, se vocês soubessem o poder que vocês têm, poder de mudar o mundo…”
Essa frase tão dita pelo nosso eterno presidente nunca fez tanto sentido como agora e você vai entender o porquê. Nas últimas semanas a cidade de Manaus têm sofrido pelas fortes chuvas que causaram inúmeros deslizamentos de terra, soterramentos de casas e infelizmente, em óbitos. De janeiro até março, três pessoas faleceram pela ineficiência do poder público em fazer algo para diminuir os impactos da chuva na capital.
Na última quarta-feira (19) casas foram soterradas na Comunidade Fazendinha, no Canaranas, zona Norte de Manaus e a líder comunitária do local que tentou alertar os moradores sobre o risco de deslizamento de terra no faleceu vítima de soterramento. É inacreditável a falta de atenção da Prefeitura com os moradores de Manaus em época de chuva e em disponibilizar um local seguro para a população tirando-as da área de risco. Pra você ter noção, nem uma nota de solidariedade pelo falecimento da líder comunitária a prefeitura publicou nas redes pelo contrário, fez vista grossa.
Antes desta tragédia acontecer, mas com a cidade ainda sob fortes chuvas o Prefeito David Almeida havia anunciado um show nacional do Cantor Sidney Magal. Segundo ele, seria para comemorar 1 ano do Mirante Lúcia Almeida, sem qualquer clima para comemoração já que a cidade estava alagada.
A população aguardando uma resposta do poder público esperava que a Prefeitura cancelasse ou adiasse esse show o que infelizmente não ocorreu. Na quinta-feira (20) o Prefeito veio a público e ao ser questionado por jornalistas se ele iria cancelar a festa, ele simplesmente soltou que uma coisa não tinha nada a ver com a outra e que o show de Sidney Magal estava sim mantido, não tendo o mínimo de empatia pelos manauaras e a população que perdeu suas casas e seus objetos pessoais nas enxurradas. Manaus inteira se perguntou “em que mundo o prefeito está vivendo querendo manter um show diante de tantas alagações e óbitos”?
Aí que entra a frase que falei lá no início, se o povo soubesse o poder que tem… Vendo que o prefeito não iria cancelar o tal show, a população foi nas redes sociais protestar e comentar no Instagram do cantor sobre a situação de calamidade que Manaus passava. Foi quase 1.500 comentários pedindo a Sidney Magal que não viesse se apresentar na cidade porque a população estava padecendo pelas fortes chuvas.
Após tantos comentários o apelo foi ouvido pelo cantor. Sidney Magal cancelou o show afirmando que se solidarizava com Manaus e com os moradores diante da tragédia das chuvas. Magal deu um verdadeiro show de empatia e mostrou ao prefeito que diante de dias difíceis primeiro deve ser pensada formas de ajudar as pessoas e depois em segundo ou terceiro plano, pensa-se em festas.
O dinheiro não é tudo! A festa não é tudo diante da dor de inúmeras famílias que perderam tudo e estão sem ter aonde morar. É preciso ser consciente e parar com essa política de pão e circo. Essa decisão de manter o show nos mostra que muitos políticos ainda devem rever seus conceitos e também que nos mostra com a decisão de Magal que ainda existem pessoas que amam às outras.
A população quando se une consegue ter suas demandas atendidas. A decisão acertada de Sidney mostrou que o povo tem o poder e que também preciso lembra-los, 2026 é logo ali. Ano de eleição, de decisão. Vamos ser sábios em nossas escolhas porquê… ah, se vocês soubessem o poder que têm, poder de mudar o mundo…
Gabrielle Moura é jornalista, especialista em marketing político e assessora de comunicação.