As pré-candidatas representam perfis diferentes e podem ampliar a presença feminina na Assembleia Legislativa do Amazonas
Mulheres querem dominar Aleam em 2026: Débora, Mayra, Brena e Vivian surgem como nomes de peso

As eleições de 2026 podem marcar um novo momento da participação feminina na política amazonense. Entre os nomes que ganham espaço no cenário eleitoral estão Débora Menezes, Mayra Dias, Brena Dianná e Vivian Amorim, quatro mulheres com trajetórias e bases distintas, mas com potencial para protagonizar a disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Débora Menezes chega com experiência política e forte identificação com o eleitorado conservador. Construiu sua trajetória política própria e aparece como um dos nomes reconhecidos pela direita amazonense.
Mayra Dias carrega forte identificação com Parintins e projeção conquistada a partir de sua trajetória pública. Sua presença numa disputa estadual adiciona ao cenário um nome com forte conexão com o interior do Amazonas.
Também ligada a Parintins, Brena Dianná vem construindo espaço político e eleitoral e aparece entre os nomes femininos que podem ganhar protagonismo na corrida pela Aleam.
Já Vivian Amorim acrescenta um ingrediente diferente à disputa. Com enorme projeção nas redes sociais e reconhecimento que ultrapassa as fronteiras do Amazonas, a ex-BBB e apresentadora possui um ativo raro na política: alto grau de conhecimento público antes mesmo de uma eventual campanha eleitoral.
Apesar dos perfis diferentes, as quatro representam um fenômeno que merece atenção: a possibilidade de crescimento expressivo da bancada feminina na Aleam a partir de 2027.
Débora dialoga fortemente com a direita; Mayra e Brena carregam a força política de Parintins e do interior; enquanto Vívian pode transformar sua enorme exposição pública em capital eleitoral.
Ainda há muito caminho até as urnas, mas uma coisa já começa a ficar evidente: as mulheres prometem entrar com força na disputa pela Assembleia Legislativa em 2026 e Débora Menezes, Mayra Dias, Brena Dianná e Vívian Amorim estão entre os nomes que podem liderar esse movimento.











