Veículos estrangeiros descreveram o encontro como tenso e caótico
Imprensa internacional repercute debate entre Flávio e Lula: “caótico”

O primeiro debate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), realizado nesse domingo (18), pela TV Bandeirantes, repercutiu negativamente na imprensa internacional. Veículos estrangeiros descreveram o encontro como tenso e caótico, destacando a troca de acusações, as provocações pessoais e os momentos de confronto entre os dois candidatos, a uma semana do segundo turno das eleições presidenciais brasileiras.
O jornal francês Le Monde avaliou que o debate sintetizou o tom de uma campanha eleitoral acirrada em um país profundamente polarizado. A publicação ressaltou que os candidatos trocaram acusações de corrupção e fizeram referências a controvérsias envolvendo familiares, em um confronto que deixou as propostas de governo em segundo plano.
O espanhol El País também destacou o tom agressivo do encontro. Em sua cobertura, o jornal apontou os ataques diretos entre os candidatos e descreveu o encerramento do debate como marcado por tumulto na área da plateia, com gritos e intervenções da apresentadora para restabelecer a ordem.
A cobertura internacional chamou atenção para a dinâmica do debate, que durou mais de duas horas e marcou o primeiro encontro presencial entre Lula e Flávio nesta campanha.
Entre os assuntos que provocaram atritos estiveram suspeitas e acusações relacionadas a familiares dos candidatos, o caso do Banco Master, investigações envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segurança pública, economia e relações internacionais.
Lula questionou Flávio sobre o pedido de R$ 134 milhões atribuído ao senador em conversas relacionadas ao financiamento do filme Dark Horse, sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Flávio, por sua vez, fez críticas aos governos petistas e cobrou explicações sobre suspeitas envolvendo o filho do presidente, Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha.
As acusações apresentadas durante o debate fazem parte da disputa política e não devem ser confundidas, por si só, com comprovação de irregularidades.
Fonte: Metrópoles










