Defesa Civil pede calma após alerta sobre kit de sobrevivência viralizar

O órgão pediu “calma” à população e disse que não há motivos para ter medo

Compartilhar em:

A Defesa Civil Nacional fez uma nova postagem nas redes sociais, na noite deste sábado (7), para explicar uma publicação anterior que viralizou e gerou preocupação por indicar que as pessoas obtivessem kits de sobrevivência para enfrentar as primeiras 72 horas de uma eventual situação de emergência.

O órgão pediu “calma” à população e disse que não há motivos para ter medo. “Falar de kit de emergência não é sinal de perigo, é sinal de que prevenir faz parte da rotina”, destaca a Defesa Civil.

A publicação anterior continha orientações sobre como montar um kit para enfrentar as primeiras 72 horas de uma emergência. A postagem teve repercussão imediata e gerou questionamentos sobre a possibilidade de ter ou não algum evento atípico se aproximando.

Primeiro, a própria Defesa Civil reagiu na publicação original com um comentário dizendo para que todos ficassem tranquilos. Como a orientação não foi suficiente para conter a repercussão negativa, a Defesa Civil optou pelo novo post.

A nova publicação inicia em tom bem-humorado, questionando: “Será o fim do mundo?”. Em seguinda, orienta: “Calma, calma não criemos pânico”. Por último, o texto diz que “orientações são postadas sempre que necessário” e relembra outras datas em que a instituição fez publicidade a respeito da importância dos kits de emergência.

“A Defesa Civil Nacional publica conteúdos de prevenção todos os dias, e os alertas saem sempre que necessário”, frisou.

A postagem original dizia que em desastres de grande proporção, o socorro pode levar tempo para chegar, a depender da localidade, especialmente aquelas de difícil acesso. Portanto, ter um kit de emergência para as primeiras 72 horas em caso de desastres é algo recomendado.

Com informações de Metrópoles

Compartilhar em: