EMPENHO: Aluna da rede estadual de Parintins conquista medalha de ouro na Olimpíada de Química

? O empenho e a dedicação da estudante Larissa de Lima Paiva a levou a ser a única representante da rede pública do interior do Estado a conquistar medalha de ouro na etapa estadual unificada da Olimpíada Amazonense de Química (OAMQ). Agora, a aluna da Escola Estadual (EE) Senador João Bosco, no município de Parintins …

Compartilhar em:

? O empenho e a dedicação da estudante Larissa de Lima Paiva a levou a ser a única representante da rede pública do interior do Estado a conquistar medalha de ouro na etapa estadual unificada da Olimpíada Amazonense de Química (OAMQ). Agora, a aluna da Escola Estadual (EE) Senador João Bosco, no município de Parintins (distante 369 quilômetros da capital), segue para as próximas seletivas da competição.

A disputa é organizada pelo Programa Nacional de Olimpíadas de Química, e tem como objetivo descobrir jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a se tornarem futuros profissionais da área. Além disso, visa incentivar os estudantes a ingressarem nas ciências, permitindo aplicar seus conhecimentos e suas habilidades em um espírito olímpico.

Na etapa estadual, a disputa é coordenada pelo Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Para a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, destaques como este demonstram a seriedade com que o Governo do Estado apoia tais competições.

“O governador Wilson Lima tem apoiado atividades e iniciativas que premiam estudantes e professores da rede estadual, por isso estamos muito orgulhosos de acompanhar os nossos jovens nas olimpíadas escolares”, pontua a secretária.

Medalhista

A estudante Larissa Paiva explica que, mesmo com a dificuldade da prova, conseguiu a medalha de ouro. “Eu sempre estudo à noite, quando chego da escola ou antes de dormir. Eu gosto muito de Química, então sempre fico vendo vídeos e leio sobre vários assuntos dessa matéria. Mas assim, realmente não achei que conseguiria chegar tão longe, pois a prova estava difícil, então estou realmente muito feliz”, enfatizou Larissa.

Segundo o gestor EE Sen. João Bosco, Sávio Borges, o destaque em nível regional é motivo de orgulho. “A nossa estudante é a única do Amazonas, do interior, que conseguiu medalha de ouro. Então é uma satisfação muito grande, a escola está muito contente. Em momentos como esse, podemos demonstrar como a nossa unidade escolar tem se dedicado para conquistar boas colocações em avaliações externas”, frisou o gestor.

Fonte: Revista CENARIUM

Compartilhar em: