Em ato nesta quarta-feira (24), estudantes pedem afastamento do presidente do Conselho Curador da Fundação, Tonico Ramos, envolvido em escândalos Alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) protestaram na manhã desta quarta-feira (24) contra os casos de corrupção envolvendo o advogado e ex-deputado estadual Tonico Ramos, atual presidente do …
???? Alunos da Santa Casa de SP protestam contra casos de corrupção na instituição

Em ato nesta quarta-feira (24), estudantes pedem afastamento do presidente do Conselho Curador da Fundação, Tonico Ramos, envolvido em escândalos
Alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) protestaram na manhã desta quarta-feira (24) contra os casos de corrupção envolvendo o advogado e ex-deputado estadual Tonico Ramos, atual presidente do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC). A entidade filantrópica é mantenedora da Santa Casa de SP.
Munidos de cartazes pedindo a saída imediata do presidente da instituição e denunciando crimes de corrupção, assédio, ameaça, chantagem e abuso de poder, os alunos paralisaram as aulas para mostrar insatisfação com os inúmeros escândalos ocorridos dentro da entidade na gestão de Tonico.
No dia 1º de setembro de 2022, Tonico Ramos teria organizado e oferecido um jantar para cerca de 20 pessoas em sua residência, custeado com dinheiro da fundação. Ele também é acusado de se utilizar de de empregados do setor de manutenção para realizar serviços em sua própria residência durante o horário de trabalho com despesas pagas pela instituição.
Embora não possua cargo executivo nem representação legal da entidade, Tonico Ramos também utilizaria um cartão de crédito suplementar corporativo da fundação e é acusado, ainda, de se apropriar de bens e capitais da instituição para fins pessoais.
As acusações também incluem abuso de poder, ameaças e chantagens ao presidente da diretoria executiva da FAVC, João Clímaco Penna Trindade, e assédio contra o secretário da Faculdade, Luiz Henrique Amaral.
As denúncias foram representadas ao Ministério Público de São Paulo (MPSP), em 2022, pelo coronel da Reserva da Polícia Militar de São Paulo, Raugeston Benedito Bizarria Dias, membro do Conselho Fiscal da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), que recebeu informações de empregados da entidade.
Um trecho da denúncia feita ao MPSP naquele ano mostra que Tonico Ramos teria uma rede de aliados na fundação, sustentando os desvios de recursos e irregularidades no exercício do cargo.
“Mais uma vez, essa despesa [do jantar] foi aprovada e paga […]. É interessante notar que a fundação tem um auditor interno, o senhor Antonio Carrer, também contratado por determinação do senhor Tonico Ramos, o qual não apontou nenhuma irregularidade em relação ao uso do cartão de crédito suplementar e nem quanto a tais pagamentos […]”, mostra um trecho da denúncia.
Os estudantes pedem o afastamento imediato do presidente e sua substituição por um interventor nomeado pelo Ministério Público. Além disso, querem o fim da interferência do Conselho Curador em questões acadêmicas e a indicação de profissionais com competências relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão.
Os universitários querem, ainda, a implementação de um representante discente e um docente de cada curso da Faculdade no Conselho Curador e a garantia de que nenhum funcionário seja demitido.
Estamos com foco no fato.
????: Raquel Fink(SantaVideo)











