Você não dispensa um pouco de #café todos os dias? Saiba que o hábito pode te ajudar a proteger o cérebro contra o #Parkinson. Um estudo feito por especialistas em nutrição pública apontou uma relação inversa entre o hábito de tomar café e a probabilidade de aparecimento da doença.A investigação foi divulgada na revista #Neurology …
???? Beber café pode proteger cérebro de Parkinson, aponta pesquisa

Você não dispensa um pouco de #café todos os dias? Saiba que o hábito pode te ajudar a proteger o cérebro contra o #Parkinson. Um estudo feito por especialistas em nutrição pública apontou uma relação inversa entre o hábito de tomar café e a probabilidade de aparecimento da doença.
A investigação foi divulgada na revista #Neurology em abril deste ano e é o maior comparativo já feito entre os hábitos de ingestão de cafeína e o surgimento de Parkinson. Foram pesquisados os hábitos alimentares de 184 mil indivíduos ao longo de 13 anos para entender a ponte entre uma coisa e outra.
Outros estudos menores já apontaram que quanto mais café é bebido, menor a chance de a pessoa desenvolver a doença. Porém, as pesquisas não tinham conseguido indicar se o fenômeno era apenas uma casualidade ou de fato acontecia por substâncias presentes na bebida.
O que o estudo recém-divulgado esclarece é que, ao analisar os níveis dos metabólitos primários da #cafeína no sangue, é possível entender que, quando processados pelo organismo, os derivados da substância (paraxantina e teofilina) ajudam na proteção do cérebro.
Como o café possui substâncias psicoativas, ele favorece o trabalho dos neurônios, impedindo a deterioração gradual na função das células. As células degradadas causam o acúmulo de proteínas que impedem as outras de realizar seu trabalho. É como sugere o dito popular: a inatividade da mente de fato pode ser um terreno fértil para os males, e a cafeína mantém o cérebro trabalhando.











