HomeEducação

🔶Colégio Militar de Manaus concorre ao prêmio de Melhor Escola do Mundo

🔶Colégio Militar de Manaus concorre ao prêmio de Melhor Escola do Mundo

O Colégio Militar de Manaus (CMM) está concorrendo ao prêmio internacional Melhor Escola do Mundo, promovido pela T4 Educations. A instituição foi se

🔶Enem 2024: inscrições são prorrogadas; veja como participar
CONSUNIV UEA: 3º reunião extraordinária do Conselho Universitário da UEA apresenta promoção de 600 servidores e revela dados que apontam abrandamento do efeitos da pandemia no Amazonas. Aulas presenciais previstas para meio de fevereiro
🔶Estudante que terminar ensino médio terá R$ 9 mil na poupança, doados por Lula

O Colégio Militar de Manaus (CMM) está concorrendo ao prêmio internacional Melhor Escola do Mundo, promovido pela T4 Educations. A instituição foi selecionada na categoria “Inovação” pela oferta do curso regular de ensino a distância (EaD) em áreas remotas.

O comandante e diretor de ensino do CMM, coronel Alexandre Magno, explicou como o programa é desenvolvido e como escola conseguiu se destacar em premiações nacionais e internacionais.

500 Alunos beneficiados

Há 22 anos, o colégio oferece o curso regular de EaD, sendo a única unidade escolar, dos 15 colégios espalhados pelo Brasil, a disponibilizar o programa. O curso atende filhos de militares que precisam acompanhar os pais em missões por diferentes estados do país e também em outras localidades no exterior.

Segundo Magno, o Colégio Militar de Manaus é a única escola do país a oferecer a educação a distância 100% on-line. Atualmente, cerca de 500 alunos das áreas mais remotas do mundo são beneficiados pelo programa.

Além de Manaus, o colégio conta com polos de apoio situados nos municípios do interior do Amazonas, são eles: Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e Tefé. Além disso, existe também uma unidade na capital de Roraima, Boa Vista.

Nos locais, turmas de até 15 alunos recebem orientação presencial de tutores e profissionais da área de educação.

Entre os estudantes, está Anderson Taviano, natural do município de Cristalina, em Goiás, atualmente residindo em Tefé, no interior do Amazonas. Ele contou como está sendo a primeira experiência dele com o ensino EaD.

“Sendo sincero, quando eu vim para Tefé, tive um pouco de medo em relação à educação, o que seria oferecido a mim, mas posso garantir que a plataforma EaD me ajudou bastante, sobretudo no que traz ao direcionamento a prova da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), dos concursos militares, que é o que almeja pro meu futuro, é a carreira que eu quero seguir”, disse.

Como funciona o programa

O colégio oferece o curso EaD para turmas do 6° ano do fundamental até o 3° ano do ensino médio com as disciplinas do ensino regular. “Eu sempre falo que o Colégio Militar de Manaus tem alunos espalhados, de São Gabriel da Cachoeira no Alto Rio Negro até em Jacarta, na Indonésia”, contou.

Ainda segundo o diretor de ensino da instituição, a totalidade de estudantes muda semanalmente. Ele explica que a permanência dos alunos no curso EaD depende do tempo de missão dos pais nas localidades em que estão.

Para atender esses alunos, a equipe hoje funciona com 48 profissionais, sendo 36 professores. Os tutores atendem as dúvidas por meio de chats na própria ferramenta do programa, onde os conteúdos estão disponíveis.

O principal desafio enfrentado pela instituição para execução do programa é a conexão de internet, conforme explicou o comandante do CMM.

“Hoje eu diria que o nosso maior desafio é técnico, é conseguir uma internet de qualidade nos rincões da Amazônia, mas a gente compensa isso com muita flexibilidade dos professores, como no período de execução das avaliações pelos alunos”, disse o coronel Alexandre Magno.

Prêmio ‘Melhor Escola do Mundo’

As escolas finalistas do prêmio internacional “Melhor Escola do Mundo” (World’s Best School Prizes) disputarão R$ 50 mil em cada categoria do concurso. Criado pela organização global T4 Education, com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, a premiação reconhece iniciativas de educação que, de modo criativo, mudam a vida dos alunos de determinada região.

Em reconhecimento por levar educação a áreas remotas enfrentando os desafios geográficos e logísticos, o Colégio Militar de Manaus, disputa a categoria “Inovação”. Nesta fase do prêmio, as escolas contam com o apoio popular por meio de votação, que segue aberta até o dia 27 de junho. Para acessar o link de votação, basta acessar aqui.

Caso o Colégio Militar de Manaus ganhe o Prêmio de Melhor Escola do Mundo em Inovação, o dinheiro do prêmio será investido na melhoria de sua infraestrutura digital.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0