????Pesquisa Quaest: Nunes (25%), Boulos (23%) e Marçal (20%) permanecem em tríplice empate em SP

Nova pesquisa da Quaest para a disputa de São Paulo, divulgada nesta terça-feira, sinaliza para a manutenção do cenário de tríplice empate entre Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB). O atual prefeito variou de 24% para 25% em relação ao levantamento anterior, divulgado na quarta-feira passada, enquanto Boulos se manteve com 23%. Marçal, por sua vez, segue com 20%. Considerando …

Compartilhar em:

Nova pesquisa da Quaest para a disputa de São Paulo, divulgada nesta terça-feira, sinaliza para a manutenção do cenário de tríplice empate entre Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB). O atual prefeito variou de 24% para 25% em relação ao levantamento anterior, divulgado na quarta-feira passada, enquanto Boulos se manteve com 23%. Marçal, por sua vez, segue com 20%. Considerando a margem de erro, estimada em três pontos percentuais para mais ou menos, o trio está tecnicamente empatado.

No segundo pelotão da corrida eleitoral há um empate técnico entre a deputada federal Tabata Amaral (PSB), que variou de 7% para 8% em seis dias, e José Luiz Datena (PSDB). O tucano, que na semana passada havia registrado sua primeira oscilação positiva após ter desferido uma cadeirada em Marçal durante debate da TV Cultura, agora variou de 10% para 6%. A candidata Marina Helena (Novo) tem 2% das intenções de voto.

https://e4b652acad4dcd0d413baf47560dde8b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html
https://flo.uri.sh/visualisation/19534478/embed?auto=1

A menos de duas semanas para as eleições, 9% dos eleitores paulistanos declaram a intenção de votar nulo ou em branco, e 7% se dizem indecisos. Os demais candidatos não pontuaram no levantamento.

As respostas foram colhidas pela Quaest de sábado a segunda-feira e não captam reações dos eleitores ao último debate entre os candidatos, realizado ontem à noite e que acabou marcado pela expulsão de Marçal e pela agressão desferida por um de seus assessores ao marqueteiro de Nunes. No evento anterior, realizado na sexta-feira pelo SBT, o ex-coach havia indicado que trocaria sua postura agressiva e com provocações aos adversários por um tom mais moderado.

Metade do eleitorado paulistano (50%) hoje diz que conhece Marçal e não votaria no candidato do PRTB, taxa que na semana passada era de 45%. A rejeição ao ex-coach equivale à de Boulos (50%), segundo a Quaest, e ambos superam Ricardo Nunes (39%) nesse quesito.

Nome apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que rivaliza com Marçal numa espécie de “prévias da direita”, como escreveu o sociólogo Antonio Lavareda, o prefeito Ricardo Nunes redobrou nos últimos dias os acenos ao público evangélico, grupo também cortejado pelo ex-coach. Nesse segmento, que corresponde a cerca de um quarto dos paulistanos aptos a votar, há hoje equilíbrio entre Nunes e Marçal.

https://e4b652acad4dcd0d413baf47560dde8b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

O emedebista tem sido alvo dos principais ataques de Guilherme Boulos, que encontra no prefeito um concorrente pelo voto daqueles que ajudaram a eleger o presidente Lula (PT), seu apoiador, em 2022. O psolista tem desempenhado melhor junto aos mais ricos e mais instruídos do que à parcela mais pobre da população, grupo que historicamente é mais atraído por Lula. Para tentar mudar esse quadro, o presidente virá à capital paulista para fazer caminhadas ao lado de Boulos em bairros periféricos das zonas Sul e Leste no próximo sábado.

A Quaest entrevistou presencialmente 1.200 eleitores de 16 anos ou mais entre 21 e 23 de setembro. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-06330/2024.

Fonte: O Globo

Estamos com foco no fato.

Compartilhar em: