Governo do Amazonas realiza 1º Ciclo de Formação para os mobilizadores do Selo Unicef nos municípios

As equipes conheceram a metodologia que deverão adotar para alcançar os índices necessários para a certificação

Compartilhar em:

O Governo do Amazonas apresentou, nesta quinta-feira (11), a Metodologia do Selo Unicef, edição 2025-2028, para cerca de 200 articuladores e mobilizadores da certificação nos municípios do interior do estado. A iniciativa visa fortalecer as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. O evento foi realizado com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). A instituição é parceira na implementação das ações do Selo.

Com o tema “Caminhada dos Direitos de Crianças e Adolescentes”, a ação fez parte do 1º Ciclo de Formação da certificação, voltado especificamente para o grupo de servidores públicos indicados pelas gestões locais, para compor as equipes de execução das ações do Selo. Cada município participou com três representantes: um articulador local, um mobilizador de adolescentes e um representante indicado pelas prefeituras.

O encontro também teve como objetivo orientar sobre a organização do 1º Fórum Comunitário, evento que todos os municípios deverão realizar até dezembro deste ano. A capacitação fortalece o papel dos municípios na implementação das ações previstas, garantindo o alcance das metas pactuadas.
Representando o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, Viviane Dutra, que é subcoordenadora de Projetos Sociais da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que faz parte da secretaria, destacou que a participação dos órgãos estaduais e articuladores municipais representa um marco importante para o fortalecimento das políticas públicas no Amazonas.

“Na edição passada, saímos de 5 para 29 municípios certificados. E, nesta, tivemos um feito histórico com a adesão dos 61 municípios do interior. Esse avanço reflete o compromisso do Governo do Estado, que tornou o Selo Unicef como uma pauta estratégica. A Sedurb atua como articuladora e mediadora dessas iniciativas ,que fortalecem as políticas públicas transversais, com foco na proteção das crianças e adolescentes”, destacou Viviane Dutra.

De acordo com a chefe de escritório do Unicef em Manaus, Rayanne França, a edição 2025–2028 do Selo Unicef, terá como diferencial a abordagem étnico-racial em todas as etapas. “Essa abordagem é transversal em todas as etapas, incentivando a participação de indígenas, quilombolas e organizações da sociedade civil na cocriação de políticas públicas. Essas ações intersetoriais contribuem para a redução da pobreza infantil e para a melhoria dos indicadores de saúde, educação e bem-estar, beneficiando principalmente os mais vulneráveis”, explicou.

Participação

Para o servidor público Edson Eduardo Tavares, um dos articuladores do município de São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus), a capacitação foi fundamental para garantir um resultado positivo. “São Paulo de Olivença foi um dos 29 municípios que receberam a certificação na última edição, por isso sabemos que as ações do Selo Unicef são fundamentais para garantir os direitos de crianças e adolescentes. Além disso, participar desta capacitação é essencial para entendermos a metodologia e a forma de trabalho para a edição de 2025 a 2028”, disse.

A assistente social e mobilizadora em Jutaí (a 750 quilômetros da capital), Elenízia de Araújo, destaca que, para o município, participar da iniciativa é um marco importante. “É a primeira vez que Jutaí participa de uma edição do Selo. Estar aqui nessa formação, nos ajuda a fortalecer nosso conhecimento profissional, além de adquirir ferramentas para enfrentar os desafios do dia a dia e assim garantir direitos e proteção aos mais jovens”, reforça.

Também participaram do evento representantes da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS/RCP), Companhia de Saneamento do Estado do Amazonas (Cosama), Fundação dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

Programação
O evento iniciou com a apresentação cultural do grupo Yará Porantim, da etnia Sateré-Mawé, que interpretou músicas típicas da região. Foram apresentadas histórias de vida, para ilustrar como a iniciativa contribui para a garantia dos direitos, além de debates sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), marcos históricos e a perspectiva de metas até 2028. Participantes com experiência em edições anteriores do Selo também compartilharam suas vivências.

À tarde, foi realizada a preparação para o 1º Fórum Comunitário, com dinâmica de grupos, apresentação dos trabalhos e explicação sobre a sistemática de pontuação do Selo. No encerramento, os participantes receberam certificados.

Sobre o Selo Unicef
O Selo é uma iniciativa do Unicef e no Amazonas tem a parceria do Governo do Estado. Promove ações voltada sà garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com foco em saúde, educação, proteção social e prevenção de violências.

No Amazonas, a coordenação e mobilização para a certificação é realizada pela Sedurb, com apoio do parceiro implementador, o Instituto Amazônia Açu (IAÇU), além das Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), de Educação e Desporto Escolar e de Saúde (SES-AM) e UGPE.

FOTOS: Paula Pessoa/UGPE

Compartilhar em: