O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta terça-feira (09) que o Brasil não precisa de ajuda externa ou interferência para proteger a Amazônia. Em seu discurso na inauguração do Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em Manaus, o petista afirmou que o crime organizado ocupa os espaços deixados pelo Estado. “É …
“Não precisamos de intervenções estrangeiras”, diz Lula em Manaus

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta terça-feira (09) que o Brasil não precisa de ajuda externa ou interferência para proteger a Amazônia. Em seu discurso na inauguração do Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em Manaus, o petista afirmou que o crime organizado ocupa os espaços deixados pelo Estado.
“É a 1ª vez na história da Amazônia que tantos atores se reúnem, no mesmo espaço físico, em torno de um objetivo comum. Não precisamos de intervenções estrangeiras, nem de ameaças à nossa soberania. Somos perfeitamente capazes de ser protagonistas das nossas próprias soluções”, declarou ao lado do presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
Os políticos foram a Manaus para a inauguração do novo centro. A unidade deve promover a colaboração entre os 9 países amazônicos e os 9 Estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal no enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de entorpecentes, de armas e de pessoas na região.
A estrutura tem investimento de R$ 36,7 milhões do Fundo Amazônia, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A ideia é funcionar como núcleo de inteligência e cooperação policial.
Enquanto Petro foi duro ao comparar o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a Adolf Hitler (1889-1945) e a criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), por ameaçar a Venezuela, Lula não citou ninguém diretamente. O petista se limitou a ler seu discurso.
Fonte: Poder 360